Pib produto interno bruto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Introdução 2
Definição de PIB Produto interno bruto e sua história 2
Metodologia de cálculo e sua história 2Setores de produção 3
PIB Nominal 3
PIB Real3
PIB Per capita 3
Produtividade e quais seus reflexos para a economia bem como para a sociedade 4
Fatores que influenciam o PIB 4
PIB Brasileiro em 20124
Perspectivas 5
Gráfico PIB 5Conclusão 5
Bibliografia 6



Introdução
O PIB (produto interno bruto) é uma das mais importantes estatísticas da economia de um país, elerevela o valor de toda a riqueza produzida no país em determinado período de tempo geralmente um ano. O que movimenta o PIB é o consumo, ou seja, quanto maior for o consumo de bens de um país mais a economia gira e a taxa do PIB aumenta. A medição desse índice serve como modo de avaliar o desempenho econômico de uma sociedade, através dessa medição pode-se fazer a comparação entre outros países etambém do mesmo país em diferentes períodos de tempo.
Definição de PIB Produto interno bruto e sua história.
O PIB é um dos principais indicadores do potencial de economia de uma região, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção, da renda, consumo e da acumulação. Pode ser calculado sobre uma região, cidade ou país, sua soma é feita a partir do valor de todos os bens eserviços produzidos em determinada região onde só é levado em consideração produtos e serviços produzidos dentro das fronteiras do país ou região descartando a entrada de verbas do exterior, calculado em certo período de tempo, anual, chamado às vezes de produção econômica anual ou de saída.
Essa medição é feita em todos os países, teve inicio no Brasil em 1948, ficando sob-responsabilidade do FMI(Fundo Monetário Internacional), responsável por espalhar esse conceito às nações. No Brasil até 1990 era de responsabilidade do Instituto Getulio Vargas o seu cálculo, hoje em dia o órgão responsável pelo cálculo e divulgação é exclusivamente o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), órgão Federal subordinado ao Ministério do planejamento.
Metodologia de cálculo e sua história.
Oíndice só considera os bens e serviços finas, a modo de não calcular o mesmo item duas vezes, isso é feito no intuito de evitar a chamada dupla contagem, eliminando da conta os bens de consumo intermediários (matéria-prima). Esse cálculo já foi alterado várias vezes com o passar do tempo e as mudanças da economia, um exemplo é de que até o ano 2000 várias atividades ficavam de fora do cálculo ou...
tracking img