Pi - pcp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I. INTRODUÇÃO



Planejamento e Controle de Produção ou Planejamento e Controle da Produção é o departamento que cuida das atividades mais operacionais como a programação da produção, controle de estoques (matérias-primas, em processo e produtos acabados), emissão e controle de ordens de produção, entre outras atividades do dia-a-dia da produção.

Determina o que vai serproduzido, como vai ser produzido, onde vai ser produzido, quem vai produzir e quanto vai ser produzido.

Hoje em dia é cada vez maior a competitividade entre as companhias dos mais diversos ramos. Isso faz com que estas empresas produzam seus produtos com mais qualidade, num tempo menor de processo e atendam ao prazo de entrega do produto. Esses são fatores que fazem a diferença entre aconcorrência. Para atender a estes fatores, faz-se necessário que a empresa tenha bem definido um PCP, bem como seus objetivos a serem atingidos.

O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente, quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira possível. Por outro lado, o controle é a função administrativa que consiste em medir ecorrigir o desempenho para assegurar que os planos sejam executados da melhor maneira possível. Sendo assim, pode-se considerar o departamento de PCP como um elemento central na estrutura de um sistema de manufatura.

Em um sistema de manufatura, toda vez que são formulados os objetivos é necessário formular os planos de como atingi-los, organizar os recursos humanos e físicos necessáriospara a ação, dirigir a ação dos recursos humanos sobre os recursos físicos e controlar esta ação para a correção de eventuais desvios. Estas tarefas são realizadas pelo departamento de PCP.




II. OBJETIVO

O objetivo desta pesquisa é mostrar como o PCP proporciona uma utilização adequada dos recursos, de forma que produtos específicos sejam produzidos por métodos específicos, paraatender um plano de vendas aprovado além de fornecer informações necessárias para o dia-a-dia do sistema de manufatura reduzindo os conflitos existentes entre vendas, finanças e chão de fábrica.



















































III. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO




O PCP trabalha para permitir a continuidadedos processos na indústria, decide como melhor utilizar os recursos da produção, assegurando a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com recursos corretos.

Com o desenvolvimento da administração científica as funções de planejamento e controle da produção, antes exercidas pelos supervisores de produção, passaram a ser centralizada em um departamento específico dafábrica, denominado PCP.

A partir da configuração do processo de produção, o PCP cria uma carta mapa, um documento que diz quais itens será produzido e quando cada um será produzido, em determinado período, faz o cálculo das necessidades de produtos finais, indicando a quantidade e período de tempo que devem estar prontos, assim resulta em um plano mestre de produção, que é a diretriz daprodução e alimenta uma próxima etapa que verifica essas necessidades.

É a Administração da produção relacionada a uma eficaz e eficiente sequência dos recursos de produção da organização para produzir os bens e serviços demandados pelos clientes.

O PCP estará pronto quando forem respondidas as seguintes questões:

1° O que produzir?

2° Quanto produzir?

3° Onde produzir?

4°Como produzir?

5° Quando produzir?

6° Com o que produzir?

7° Com quem produzir?



O Planejamento é um instrumento super valioso em qualquer atividade onde se buscam resultados positivos: uma empresa que possui todos recursos pode planejar sua produção. Mas precisa realizar estudos de alguns pontos importantes, como mercado, mão de obra, matéria prima, produto, saber a capacidade...
tracking img