Pewter senge

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Politicagem interna e dissimulação estão mais presentes nas empresas do que pensamos e muitas pessoas consideram que não vale a pena confrontá-los mas sentem-se desconfortáveis em conviver em umambiente caracterizado autoritário.
Desafiar a politicagem interna e dissimulações significa enfatizar visão e valores da empresa para motivar e assegurar um ambiente saudável para o trabalho.
A visãocompartilhada gera comprometimento e preocupação nos colaboradores e combate a politicagem, dissimulação e interesse próprio. É esperado que estes pontos negativos desapareçam com a divulgação da visãocompartilhada. É necessário flexibilidade da equipe para “o novo”. Esta abertura traz resultados mais rápidos e consistentes.
É necessário identificar se há abertura participativa, comum de seidentificar, quando as pessoas podem falar o que pensam ou se há abertura reflexiva, a auto-avaliação de suas idéias, reflexão sobre seus conceitos e também da equipe como um todo.
A aprendizagem estásempre presente em instituições que consideram a abertura. É um processo na maioria dos casos de médio/ longo prazo.
Os colaboradores podem acreditar que estão abertos, mas, precisam do aprendizado paraassimilar que a abertura participativa pode ser uma solução sintomática e a abertura reflexiva uma forma de desenvolvimento de habilidades de indagação, reflexão, diálogo, capacidade de diferenciaros fatos.
A abertura encontra empecilhos como a certeza. O pensamento sistêmico deve estar ligado à abertura. Quando é considerado que ninguém tem a certeza ou a resposta correta, a organizaçãoliberta-se e torna-se aberta.
Abertura é característica de relacionamentos e não dos indivíduos. Criar relacionamentos abertos em organizações é considerado saudável. Está ligada à liberdade para criarresultados desejados e ter noção de suas conseqüências.Gera noção de responsabilidade e de controle.
Em organizações que aprendem o controle pode ser local e não centralizado no alto escalão ou em...
tracking img