Petrologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO

AULA DE CAMPO


LOCAIS VISITADOS

OURO BRANCO

DISCIPLINA

PETROLOGIA METAMORFICA

AUTORES

CLEYTON JOSÉ MENDES SILVA
LUCIO CERÇAU
NAYARA CARDOSO FERRAZ MARÇAL

ORIENTAÇÃO

PROFESSORA JÚLIA MARIA DE PAULA ALVES

NOVENBRO DE 2011

RELATÓRIO DE AULA DE CAMPO

Engenharia de Minas – Turno Noturno

Autores: Cleyton José Mendes Silva
Lucio Cerçau
NayaraCardoso Ferraz Marçal
Disciplina: Petrologia Metamorfica
Professora: Júlia Maria de Paula Alves

INTRODUÇÃO

Este relatório tem por objetivo apresentar os resultados encontrados no trabalho de campo referente à disciplina Petrologia das rochas Metamórficas e Sedimentares com a orientação da Professora Júlia Maria de Paula Alves do Curso de Engenharia de Minas – Faculdades Kennedy. Ele foirealizado no dia 29 de Outubro de 2011 na cidade de Ouro Branco, cidade que está situada no Estado de Minas Gerais, a 96 km de Belo Horizonte e 32 km da cidade de Ouro Preto.
A cidade de Ouro Branco que tem uma área de 260.766 km ² e altitude de 1100m, durante muito tempo figurou como Distrito de Ouro Preto e somente em 12 de Dezembro de 1953, o então Governador de Minas Gerais, JuscelinoKubitscheck, sancionou a Lei nº1. 039, elevando Ouro Branco à condição de Município.
O ciclo do ouro foi um dos principais ciclos econômicos e construtivos da cidade de Ouro Branco, este ciclo veio com a fundação do Arraial em fins do século XVII, provavelmente no ano de 1664 como conseqüência do processo de ocupação à procura de ouro, este ciclo deixou um acervo arquitetônico como, construções de estilobarroco, sobrados, casarões e igrejas, que tornou o município um local de atração turística. O nome da cidade foi dado por simples contraste cromático aparente com um ouro mais escuro, devido à presença de óxido de ferro em sua composição, encontrada em uma região que posteriormente se transforma em uma cidade denominada Ouro Preto.
De acordo com a pesquisa realizada no ano de 2009 pelo IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) Ouro Branco é considerada 40º melhor cidade do Brasil para se viver e ocupa a 1º posição no ranking das melhores cidades do Estado de Minas Gerais, no ano de 2010 sua população era estimada em 35.260 habitantes.
Ouro Branco faz parte do Quadrilátero ferrífero que abrange uma área de 7200Km² na porção central do estado de Minas Gerais e é consideradouma das mais importantes províncias minerais do Brasil devido à jazidas de ouro, ferro, manganês, topázio e bauxita. O Quadrilátero ferrífero foi importante pólo aurífero na época do ciclo do ouro e atualmente é a principal área produtora de Minério de Ferro no Brasil.
Em relação ao patrimônio cultural é importante informar que o Quadrilátero Ferrífero faz parte do Circuito do Ouro, assimdenominado pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais que apóia um programa de desenvolvimento do turismo no estado, baseado em circuitos que unem municípios com uma mesma vocação turística. As cidades que constitui este circuito são aquelas que têm historia relacionada com o ciclo da mineração do Ouro.
Este trabalho foi realizado em um importante ponto geológico do Quadrilátero Ferrífero queé a Serra de Ouro Branco esta serra corresponde ao limite sul do QF e está inserida no Grupo Itacolomi, este grupo representa uma deposição típica de ambiente fluvial do Proterozóico. Alkmin (1987) analisou a seqüência sedimentar da serra de ouro Branco e a partir de vários estudos , interpretou o ambiente deposicional como um sistema fluvial entrelaçado com leques aluviais em baciasintermontanas estreitas. Os leques aluviais são feições deposicionais que ocorrem tipicamente adjacentes às áreas montanhosas.

OBJETIVO

A aula de campo teve como principal objetivo o reconhecimento das rochas estudadas em sala de aula. Com esse intuito fomos para a Cidade de Ouro branco que pertence à região do Quadrilátero ferrífero, que conforme falado anteriormente é uma das principais áreas...
tracking img