Petroleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Química

São Luis
2012

Trabalho elaborado para obtenção de nota do bimestre, com o objetivo de aumentar o conhecimento de ambas as apartes.


São Luis
2012
#Petróleo
*Formação
*Métodos de propecção
*Craqueamento e Refino
*Principais produtos obtidos
*Principais países produtores
*O petróleo no Brasil
*O pré- sal
*O maranhão na era do petróleoPetróleo
A formação do petróleo vem da deposição, no fundo de lagos e mares, de restos de animais e vegetais mortos ao longo de milhares de anos. É considerada uma fonte de energia não renovável, de origem fóssil e, é matéria
prima da indústria petrolífera e petroquímica. O petróleo bruto possui em sua composição uma cadeia de hidrocarbonetos, cujas frações leves formam os gases e as fraçõespesadas o óleo cru. A distribuição destes percentuais de hidrocarbonetos é que define os diversos tipos de petróleo existentes no mundo.
Métodos mais utilizados São:
* Métodos Sísmicos
* Sísmica de reflexão
* Sísmica de refração
* GPR
* Métodos Potenciais
* Gravimetria
* Magnetometria
* Métodos Elétricos
* Eletromagnético (EM)
* Polarização induzida
*Magnetotelúrico
* Resistividade
* Potencial espontâneo
* Método gamaespectométrico
* Métodos radiométricos
* Geofísica de poço

Em síntese, consiste na aplicação dos métodos da física-matemática na análise de diversos problemas relacionados com a propagação e espalhamento de ondas elásticas e eletromagnéticas na terra.
Substância oleosa e inflamável, o petróleo é a principalfonte de energia na atualidade. O fato de ser um recurso esgotável, aliado ao seu grande valor econômico, fizeram com que esse combustível se tornasse um elemento causador de grandes mudanças geopolíticas e socioeconômicas em todo o mundo. A magnetometria, a gravimetria, a sísmica de refração, a sísmica de reflexão, os métodos eletrorresistivos e os eletromagnéticos foram amplamente utilizadosquando a procura por petróleo e o mapeamento de jazidas minerais nas décadas de 60 e 70 tiveram o seu auge no Brasil.
CRAQUEAMENTO
Por definição, craqueamento é a transformação por ruptura (cracking, quebra) de moléculas grandes em moléculas menores. Utilizado para transformar óleos pesados, de pequeno valor, em derivados de petróleo mais leves, como GLP e nafta, produtos de maior valor.
Destaforma, o craqueamento catalítico é realizado com a presença de catalisadores, que são partículas finamente divididas, que possuem a função de auxiliar na reação de craqueamento, aumentando sua eficiência sem interferir na reação.
Os produtos do craqueamento são gás combustível, GLP, gasolina, gasóleo e coque. Os gasóleo são oriundos de moléculas não convertidas da carga original da unidade e sãoseparados em três frações: LCO ou óleo leve de reciclo, HCO (óleo pesado de reciclo) e óleo clarificado. O LCO possui faixa de destilação compatível com a do óleo diesel podendo ser a ele adicionado se o teor de enxofre assim o permitir ou ainda ser utilizado como óleo de corte. O HCO enquadra-se como óleo combustível de baixa viscosidade quanto à faixa de destilação. Atualmente tem sido totalmentereciclado ao conversor a fim de dar-se uma nova chance às suas moléculas de craquearem. O óleo clarificado pode ser adicionado à corrente de óleo combustível ou ainda ser matéria prima para a obtenção de negro de fumo (produção de borracha) ou coque (produção de eletrodos). O coque é formado por cadeias poliméricas de altos pesos moleculares e elevados teores de carbono.
O craqueamento térmico oupirólise é processo que provoca a quebra de moléculas por aquecimento a altas temperaturas, isto é, pelo aquecimento da substância na ausência de ar ou oxigênio a temperaturas superiores a 450°C, formando uma mistura de compostos químicos com propriedades muito semelhantes às do diesel de petróleo. Em algumas situações esse processo é auxiliado por um catalisador para a quebra das ligações...
tracking img