Petroleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
01)Sobre os métodos de elevação de petróleo.
a) Em que situação geral de petróleo se aplica um método de elevação?
Quando o poço não é sujente,ou seja, ele mão tem pressão suficiente pra elevar seu petróleo até a superfície, ou ainda quando se quer aumentar o fator de recuperação da jazida.

b) Quais os métodos de elevação mais utilizados na indústria do petróleo?
BM, gás lift, BCP, BCS.c) Cite fatores que auxiliam na decisão do método de elevação que deve ser aplicado.
Número de poços, diâmetro dos revestimentos, produção gás liquido, vazão, profundidade do reservatório, viscosidade dos fluidos, mecanismo de produção do reservatório, disponibilidade de energia, acesso aos poços, distancia dos poços as estações ou plataformas de produção, equipamento disponível, pessoaltreinado, investimento, custo operacional e segurança, entre outros.

02) Sobre bombeio mecânico.
a) como ocorre a elevação de petróleo no método de BM?
Neste método, a unidade de bombeio transforma movimentos, geralmente fornecidos por um motor elétrico ou de combustão interna, em movimentos alternativos. Onde estes são transmitidos para uma bomba, através de uma coluna de hastes, que eleva osfluidos para a superfície.
b) Quais as vantagens de utilização desse método?
Esse método é o mais utilizado em todo mundo; possibilidade de boa produção em poços com altas vazões e BSW; utilizado em locais onde não há plantas de gás para injeção ou energia elétrica; Pode ser utilizado para elevar vazões médias de poços rasos. Para grandes profundidades, só consegue elevar baixas vazões.
c)Quais os principais componentes do BM?
Motor, redutor, bomba de subsuperfície, coluna de hastes, unidade de bombeio.

d) Como funciona a bomba de superfície da unidade de bombeio?
A bomba fornece energia a fluido vindo da formação, o ciclo de bombeio é dividido em curso ascendente (upstroke) e curso descendente (downstroke).
e) Qual a diferença entre bomba tubular e insertável?
Bomba tubular éaquela cuja camisa é enroscada diretamente na coluna de produção. É o tipo de bomba mais simples e robusto, e apresenta a maior capacidade de bombeamento para um dado diâmetro de tubulação. Para troca completa da bomba de fundo é necessário manobrar toda a coluna de produção, sendo esta a sua principal limitação. A insertável tem como principal vantagem poder ser completamente substituídaatravés de uma simples manobra da coluna de hastes. Esta vantagem pode ser considerável, pois em poços rasos, a substituição da bomba pode ser feita sem sonda e, em poços mais profundos, pode haver uma economia considerável pela eliminação da manobra da coluna de produção. Sua principal vantagem é poder ser completamente substituída através de uma simples manobra da coluna de hastes. Esta vantagem podeser considerável, pois em poços rasos, a substituição da bomba pode ser feita sem sonda e, em poços mais profundos, pode haver uma economia considerável pela eliminação da manobra da coluna de produção.

f) Como é feito o acompanhamento da produção no BM?

03) Sobre o sistema BCP.
a) Explique o funcionamento da bomba de cavidade progressiva.
Sistema de bombeio por cavidades progressivas ébaseado no funcionamento de uma bomba de cavidades progressivas. Essa bomba cria cavidades que em segquencia vão gerando um aumento de pressão so longo do fluxo da própria bomba. Isso significa dizer que a craavidade criada no início da sequencia possui pressão inferior as posteriores.

b) Quais os principais componentes do sistema BCP?
O rotor e o estator.
c) Quais as duas condiçõesessenciais para o funcionamento da bomba de cavidade progressiva?
d) Quanto a geometria da BCP, o que podemos afirmar de uma geometria 3:4?
e) As bombas de cavidade progressiva são classificadas em e , quanto a sua instalação, em e , quanto a distribuição da borracha e em
e...
tracking img