Petrobrax x petrobras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Petrobras X PetroBrax

Público anterior à alteração da marca

Clientes, comunidade científica e acadêmica, comunidades, concorrentes, consumidores, fornecedores, imprensa, investidores, organizações da sociedade civil, parceiros, poder público, público interno e revendedores.
- Clientes: Pessoas jurídicas que adquirem ou podem adquirir bens e serviços da Petrobras com finalidade dedistribuição ou de utilização própria. Os clientes têm características diversas, devido à variedade de segmentos, sendo eles combustíveis, lubrificantes, fertilizantes, petroquímicos e serviços como transporte e distribuição. A expansão da companhia em mercados competitivos torna o relacionamento com esse público cada vez mais estratégico.
- Comunidade científica e acadêmica: São os órgãos einstituições dedicados ao desenvolvimento de pesquisas científicas e à educação nas áreas de relevância para a Petrobras, bem como os corpos docentes e discentes envolvidos em sua realização.

- Comunidades: Grupos de indivíduos que podem influenciar e ser influenciados por habitarem ou frequentarem regiões onde a Petrobras atua. Tal presença refere-se à existência de instalações da empresa ou àrealização de atividades ligadas à companhia e à sua marca, como é o caso de projetos patrocinados, concursos públicos e trading.

- Concorrentes: Empresas rivais a Petrobras nos seus segmentos de negócios e nos mercados de bens, serviços ou de capitais. Os concorrentes são considerados público de interesse pelas influências mútuas entre as duas partes, em um fluxo decisivo para os negócios, para aeconomia e para a sociedade. Também são concorrentes as companhias de capital aberto de outros segmentos, que disputam o interesse de investidores.

- Consumidores: Pessoas físicas que utilizam bens e serviços com marcas da empresa. Entre os consumidores, incluem-se os que adquirem combustíveis automotivos e residenciais, lubrificantes e também os usuários efetivos ou em potencial dos postosPetrobras, de seus serviços e de suas lojas de conveniência.

- Fornecedores: Pessoas físicas e jurídicas que fornecem bens e serviços à Petrobras. Fazem parte desse grupo desde aqueles que atuam em instalações da Petrobras até os que realizam atividades externas.

- Investidores: Pessoas físicas e jurídicas que possuam ou venham a possuir potencial de adquirir títulos da empresa. Podem serclassificados como investidores institucionais, investidores individuais e clubes de investimentos, além dos mediadores na aquisição de títulos.

- Imprensa: Veículos de comunicação que tratam de temas de interesse da Petrobras e atuam com os diversos públicos. Incluem profissionais e organizações que desenvolvem jornais, revistas, programas jornalísticos de TV e rádio, sites e blogs de conteúdojornalístico, agências de notícias e publicações corporativas.

- Organizações da sociedade civil: Entidades sem fins lucrativos que têm como objetivo a defesa ou a promoção de causas relevantes para a empresa e seus públicos de interesse.

- Parceiros: Organizações e indivíduos que estabelecem com a Petrobras relação de cooperação, investimento ou apoio em projetos e programas de negócios ouinstitucionais. Contemplam desde empresas que possuem participação conjunta com a companhia em empreendimentos, negócios ou outras empresas até organizações e indivíduos cujos projetos culturais, sociais, ambientais, científicos e esportivos são apoiados pela Petrobras. Incluem também as empresas que, por meio de parcerias formais, viabilizam atividades da Petrobras.

- Poder público:Instituições e órgãos com funções legislativa, executiva ou judiciária nos países e nas regiões em que a empresa atua, bem como entidades que trabalham no âmbito da governança global. Também inclui organizações globais que congregam representantes das instituições públicas de diversos países, como a ONU e seus organismos;

- Público interno: Empregados, aposentados, familiares, pensionistas,...
tracking img