Petrobras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade 2































Seminário de Educação a Distância - SEAD
Reginaldo Edson Rena Pereira
12113010351


Se m e n são números inteiros ímpares, Porque o produto m.n é um inteiro ímpar?

Demonstração:
Seja um número ímpar (2k+1), para qualquer valor de k multiplicado por 2 vai resultar em um número ímpar.
Ex.: 2.1+1=3, 2.2+1=5,2.3+1=7, 2.4+1=9....

Portanto, se pegarmos o produto desses dois número:
(2k+1)(2k+1) = resolvendo ficará 4k²+4k+1

Para qualquer valor de "k" o resultado sempre dá um número ímpar.
Ex.: (4.1²)+(4.1)+1= (4.1)+(4.1)+1= 4+4+1=9
(4.2²)+(4.2)+1= (4.4)+(4.2)+1= 16+8+1=25




Axioma


s.m. Princípio evidente por si mesmo, particularmente em matemática. O matemático grego Euclídesdefiniu o axioma como uma noção comum, ou seja, uma afirmação geral aceita sem discussão.


Um exemplo de axioma é: "a parte é menor que o todo".


Sinônimo de axioma: máxima e postulado


Na lógica tradicional, um axioma ou postulado é uma sentença ou proposição que não é provada ou demonstrada e é considerada como óbvia ou como um consenso inicial necessário para a construção ou aceitaçãode uma teoria. Por essa razão, é aceito como verdade e serve como ponto inicial para dedução e inferências de outras verdades (dependentes de teoria).


Na matemática, um axioma é uma hipótese inicial de qual outros enunciados são logicamente derivados. Pode ser uma sentença, uma proposição, um enunciado ou uma regra que permite a construção de um sistema formal. Diferentemente de teoremas,axiomas não podem ser derivados por princípios de dedução e nem são demonstráveis por derivações formais, simplesmente porque eles são hipóteses iniciais. Isto é, não há mais nada a partir do que eles seguem logicamente (em caso contrário eles seriam chamados teoremas). Em muitos contextos, "axioma", "postulado" e "hipótese" são usados como sinônimos.






Teorema

s.m. Proposiçãocientífica que pode ser demonstrada.
Enunciado de uma proposição ou de uma propriedade que se demonstra por um raciocínio lógico, partindo de fatos dados ou de hipóteses justificáveis, contidos nesse enunciado.

Sinônimo de teorema: proposição

Teorema é uma afirmação que pode ser demonstrada verdadeira por aceitar operações e argumentos matemáticos. Na maioria dos casos, o teorema é uma junção dealguns princípios gerais, fazendo o novo teorema parte de uma grande teoria. Prova é o processo de mostrar que um teorema está correto. O termo teorema foi introduzido por Euclides, em Elementos, para significar "afirmação que pode ser provada". Em grego, originalmente significava "espetáculo" ou "festa". Atualmente, é mais comum deixar o termo "teorema" apenas para certas afirmações que podem serprovadas e de grande "importância matemática", o que torna a definição um tanto subjetiva.

Provar teoremas é a principal atividade dos matemáticos



Conjectura

Uma conjectura é uma ideia, fórmula ou frase, a qual não foi provada ser verdadeira, baseada em suposições ou ideias com fundamento não verificado. As conjecturas utilizadas como prova de resultados matemáticos recebem o nomede hipóteses.

Sinônimo de conjectura: hipótese, pressuposição, pressuposto, presunção, prognose, prognóstico e suposição.

















Teorema de Pitágoras

O Teorema de Pitágoras é considerado uma das principais descobertas da Matemática feita pelo matemático grego Pitágoras (570 a.C. – 495 a.C.), ele descreve uma relação existente no triângulo retângulo. Vale lembrarque o triângulo retângulo pode ser identificado pela existência de um ângulo reto, isto é, medindo 90º. O triângulo retângulo é formado por dois catetos e a hipotenusa, que constitui o maior segmento do triângulo e é localizada oposta ao ângulo reto.



Catetos: a e b
Hipotenusa: c
[pic]

O Teorema diz que: “a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.”

a² +...
tracking img