Pessoas no contexto organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PESSOAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL



Cíntia Alves Corrêa

João Mario de Moura
Prof.ª Jeisa Benevenuti
Faculdade Metropolitana de Blumenau – FAMEBLU
Administração em Recursos Humanos (REH 25) – Psicologia Organizacional
18/05/12



RESUMO


O objetivo do presente estudo é analisar o significado da palavra liderança e, em seguida, analisar os tipos de líderes existentes nasorganizacionais Para isso a metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico com revisão crítica de literatura em administração, gestão, liderança, organizações e psicologia. Pode-se concluir que existem de maneira prática, vários tipos de líder: autoritário, indeciso, democrático, liberal, bem como os estilos de líder que são: carismático, executivo, coercitivo, distributivo, educativo einspirador, estarão descrevendo alguns com maior precisão no âmbito organizacional.

Palavras-chave: Liderança, Tipos, Líder.



1 INTRODUÇÃO



De maneira bastante interessante, nos dias atuais, é possível observar que diversas organizações vêm modificando o “chefe”, seja no conteúdo ou apenas na nomenclatura, demonstrando que aquela figura, relacionada a poder, autoridade e, até mesmo,repressão, não está mais condizente com o caráter contemporâneo que as organizações tomam atualmente. Desse modo, podemos observar o surgimento de diversas nomenclaturas e formatações desses “chefes” como, por exemplo, líder.


No caso de um cargo de chefia, no entanto, o conceito de líder é muito mais utilizado, sendo que o mesmo além de reformular antigas tarefas inerentes a seucargo, tem como responsabilidade a gestão, ou seja, o líder também é gestor de seu setor e/ou empresa.


A questão da liderança e sua relação entre líder e liderado já vem sendo objeto de estudo na psicologia e na administração. A liderança é um fenômeno social e como tal trata não somente dos indivíduos, mas dos grupos e das equipes. Estudos sobre liderança têm sido feitos não somente decunho acadêmico, mas também dentro das organizações com preocupações práticas a fim de compreender, explicar e validar características que transformam homens em lideres de sucesso.



2 CONCEITO DE LÍDER



Há inúmeras definições para conceituar líder e lideranças. A seguir serão apresentadas algumas que ajudarão a compreender esse fenômeno.

De acordo com Lessa (1999) oexercício da liderança é a arte de usar o poder que existe nas pessoas. Assim, é possível compreender que a questão de ser líder vai além da figura que manda, mas sim é a pessoa que utiliza as pessoas para realizar as tarefas, atingir metas e alcançar objetivos, utilizando o próprio poder das pessoas.


Segundo Druker (1996) A única definição de líder é alguém que possui seguidores. Algumaspessoas são pensadoras. Outros profetas. Os dois papéis são importantes e muito necessários. Mas, sem seguidores, não podem existir líderes.


Chiavenato (2000) aborda o conceito de liderança como sendo a capacidade de influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana à consecução de um ou mais objetivos específicos, ocorrendoexclusivamente em grupos sociais. Para este autor o conceito de liderança passa por duas dimensões: a capacidade presumida de motivar as pessoas a fazer aquilo que precisa ser feito; e a tendência dos seguidores de seguirem aqueles que eles percebem como instrumentais para satisfazerem seus próprios objetivos pessoais e necessidades.


É possível, no entanto, perceber a existência de diversostipos de líderes na sociedade, sejam eles dentro das organizações e empresas, seja, e nas organizações sociais como associações de bairro, estudantis ou até mesmo dentro do âmbito familiar.




2.1 OS TIPOS DE LIDERES


Na pesquisa percebeu-se a existência de vários tipos de líderes e estilos de liderança que, ao serem analisados se complementam e, dessa forma estudaremos ambas. O...
tracking img