Pessoas com deficiencia visual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE PESQUISA

1. TEMA:

Pessoas com deficiência visual: acesso de estudantes com deficiência visual à Escola Lions Club da Cidade de Santo Antonio de Jesus.

2. OBJETO DE ESTUDO:

O sistema de ensino do Lions Club.

3. PROBLEMA DE PESQUISA:

No sistema de ensino da Instituição Lions Club há preparação adequada para receber os alunos com deficiência visual?.

4. OBJETIVOS:

4.1. GERAL:

Conhecer se o sistema de ensino da escola Lions Club atende adequadamente os estudantes com deficiência visual, conforme a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a Constituição Federal de 1988 e a lei 7.853/1989.

4.2. ESPECIFÍCOS:

• Conhecer o projeto pedagógico da Instituição Lions Club

• Identificar se a Instituição atende os critériosestabelecidos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), no que se refere a pessoa com deficiência.

• Investigar a opinião dos deficientes visuais acerca do processo de ensino-aprendizagem.

5. JUSTIFICATIVA:

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases (LDB, art. 58 e seguintes), o atendimento educacional especializado será feito em classes, escolas, ou serviços especializados sempre que, emfunção das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular (art. 59, § 2º). Sendo assim, o direito a educação é um direito inquestionável e deve ser garantido a qualquer pessoa com e sem deficiência.

Nessa perspectiva, realizar a pesquisa com deficientes visuais do Lions Club faz-se necessário para o conhecimento e avaliação doatendimento especializado, a fim de compreender se os direitos dos estudantes com deficiência visual estão sendo garantidos.

Sendo assim, aplicar o presente projeto é de fundamental importância para a instituição Lions Club, para que as pessoas reflitam sobre o tema e que o anseio por uma política educacional inclusiva, de fato se efetive.

6. HIPÓTESE: -

O sistema de ensino doLions Club atende pessoas com deficiência visual, no entanto, não é um sistema com preparação adequada para atender às necessidades fundamentais dos usuários, como estabelece a CF, LDB e a Lei 7.853/1989.

7. REVISÃO TEÓRICA E CONCEITUAL:

O Documento de Salamanca (BRASIL, 1997) estabelece que pessoa com deficiência abrange todos aqueles com dificuldade de aprendizagem; a Política Nacionalde Educação Especial (BRASIL, 1994) classifica o alunado da educação especial como: as pessoas com deficiência (mental, visual, auditiva, física, múlticas) E para a Convenção da Guatemala/ Decreto 3.956/2001 entende-se por deficiência: uma restrição física, mental ou sensorial, de natureza permanente ou transitória que limita a capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vidadiária, causada ou agravada pelo ambiente econômico e social.

A Constituição Federal (1988) garante expressamente no artigo 205 e seguintes, o direito de todos à educação, visando assim pleno desenvolvimento da pessoa humana. Além disso, elege como um dos princípios para o ensino a “igualdade de condições de acesso e permanência na escola (art. 206). Assim como a Lei 7.853/1989 estabelece ainserção, no referido sistema educacional, das escolas especiais, privadas e públicas; (art. 2°, b)). Dessa forma, o aluno com deficiência deverá estar presente em qualquer nível de ensino para que possa exercer o direito à educação em sua plenitude.

Deficiência visual é uma categoria que inclui pessoas cegas e pessoas com visão reduzida. Na definição pedagógica, a pessoa é cega, mesmopossuindo visão subnormal, quando necessita de instrução braile; a pessoa com visão subnormal pode ler tipos impressos ampliados ou com o auxílio de potentes recursos ópticos (Instituto Benjamin Constant, 2002). Para Carvalho (1994) a definição clinica afirma como cego o indivíduo que apresenta acuidade visual menor que 0,1 com a melhor correção ou campo visual abaixo de 20 graus; como visão reduzida...
tracking img