Pesquiza qualitativa e quantitativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As pesquisas qualitativas têm modo exploratório: leva os entrevistados a pensar e falar livremente sobre algum assunto, objeto ou conceito. Elas fazem sair aspectos subjetivos, abordam motivações nãoexplícitas, ou mesmo não cônscios, de forma natural, as informações são colhidas por meio de um roteiro. As opiniões dos participantes são gravadas e posteriormente analisadas, são realizadas pormeio de entrevistas ou de discussões em grupo. Para as discussões em grupo, as pessoas ( em média 8 ) são convidadas para uma conversa realizada em salas específicas com circuito de gravação em áudio evídeo. Nas entrevistas em profundidade, é feito o pré-agendamento do entrevistado e a seu aproveitamento é individual, em local particular. Este processo garante a concentração do respondente. Asinformações geradas na abordagem qualitativa são avaliadas de acordo com o roteiro aplicado e anotadas em relatório, mostrando opiniões, explicação e citações mais relevantes que apareceram.
As pesquisasquantitativas são mais ajustadas para apurar opiniões e atitudes explícitas e cônscias dos entrevistados, pois usam ferramentas padronizadas (questionários). São utilizados quando se sabe exatamenteo que deve ser perguntado para atingir os objetivos da pesquisa. Aceitam que se realizem valores para a população representada. Elas avaliam, de forma precisa, as hipóteses levantadas para a pesquisae mostram apontadores que podem ser conferidos com outros.
O relatório da pesquisa quantitativa, além das anotações e conclusões, deve aparecer tabelas de percentuais e gráficos.
Determina um númeromaior de entrevistados para aprovação de maior perfeição nos resultados, que serão cogitados para a população representada.
As informações são adquiridas por meio de um questionário estruturado comperguntas e objetivas. Isto garante a identidade de entrosamento dos entrevistados.
O entrevistador identifica as pessoas a serem entrevistadas por meio de críticas antecipadamente definidos: por...
tracking img