Ipv6

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA - IESB
CAMPOS LILIANE BARBOSA

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Gilvaneth Araújo Vasconcelos

Ipv6

BRASÍLIA
2012

Gilvaneth Araújo Vasconcelos

Ipv6

Curso: Tecnologia em Segurança da informação
Período: 1º semestre
Disciplina: Fundamentos de Redes de Computadores
Professor: Carlos Henrique Bacellar Bon
Aluna:Gilvaneth Araújo Vasconcelos

BRASÍLIA-DF
2012

Sumário

1 – Introdução. 4
2 - O que é IPv6? 5
3 - Tipos de endereços IPv6 5
4 - O que muda com IPv6? 7
5 – Conclusão 8
6 - Referências bibliográficas: 9

1 – Introdução.

Ao longo dos tempos os métodos de acesso internet evoluíram, dando mais opções de todo e qualquer tipo de público pudesse entrar na rede e de qualquer lugar oudistância, aqui vamos abranger grande parte dos métodos de acesso banda larga suas vantagens, desvantagens, explicando cada uma delas e a maneira que são aplicadas.

2 - O que é IPv6?
IPv6 é abreviação de Internet Protocol version 6, em português, Protocolo Internet versão 6. O Protocolo Internet, ou IP, foi criado para permitir a comunicação entre diferentes redes de computadores e hoje, em suaversão 4, é a base da Internet.
O IPv6 é o sucessor do IPv4. Ele foi desenvolvido ao longo da última década com essa finalidade. Hoje ele é um protocolo maduro, com várias vantagens em relação ao IPv4, e suportado pelos principais equipamentos e programas de computador. Sua implantação na Internet já está em andamento, e deve ser acelerada nos próximos anos, para quando prevê-se o esgotamento dosendereços IPv4. Prevê-se que ambos, IPv4 e IPv6, funcionem lado a lado na Internet por muitos anos. Mas, a longo prazo, o IPv6 substituirá o IPv4.
Se compararmos o endereço IP com o endereço de uma casa, com a adoção do IPv6 será como se todas as casas ganhassem um número novo, mas diferente do antigo. Por exemplo, que fosse, ao invés de um número simples, um código baseado em números e letras.Dessa forma as casas teriam ainda seu número antigo e o novo código: eles não se misturariam ou se confundiriam, porque seriam diferentes. Ambos poderiam ser usados para se chegar a um determinado destino. Quando todas as casas recebessem o novo código o antigo poderia, finalmente, a ser deixado completamente de lado, pois não teria mais utilidade.
A primeira diferença que se nota entre o IPv4 e oIPv6 é o seu formato: o primeiro é constituído por 32 bits, enquanto que o segundo é formado por 128 bits. Com isso, teoricamente, a quantidade de endereços disponíveis pode chegar a 340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456, um número absurdamente alto.

3 - Tipos de endereços IPv6

De modo geral, um endereço IPv6 faz parte de uma das seguintes categorias: unicast, multicast eanycast. Tal caraterística serve, basicamente, para permitir uma distribuição otimizada de endereços e possibilitar que estes sejam acessados mais rapidamente, de acordo com as circunstâncias.
- Unicast: tipo que define uma única interface, de forma que os pacotes enviados a esse endereço sejam entregues somente a ele. É apropriado para redes ponto-a-ponto;
- Multicast: neste tipo, pacotes de dadospodem ser entregues a todos os endereços que pertencem a um determinado grupo;
- Anycast: semelhante ao multicast, com a diferença de que o pacote de dados é entregue à interface do grupo que estiver mais próxima. Esse tipo é apropriado para servidores de DNS, por exemplo.
Vale frisar que, assim como acontece com o IPv4, o IPv6 também pode ter seus endereços divididos em "cotas" ou "categorias",de forma que hierarquias possam ser criadas para determinar a distribuição otimizada de endereços.
O padrão IPv4 possui um cabeçalho (header) com várias informações essenciais para a troca de informações entre sistemas e computadores. No IPv6, no entanto, o cabeçalho sofreu alterações. A principal é o seu tamanho, que passa a ser de 40 bytes, o dobro do padrão do IPv4. Além disso, alguns...
tracking img