Pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - INTRODUÇÃO

A maioria da população brasileira é servida por água bruta de origem superficial, principalmente rios e lagos, que é tratada para tornar-se adequada ao abastecimento público.
Apóso tratamento a água entra na rede de distribuição pública, sendo levada a população que a utiliza nas mais diversas atividades em suas residências, no comércio, nas indústrias e nos logradourospúblicos.
Ao final desta etapa, ocorrem alterações nas características iniciais deste líquido, tornando-o uma água servida que poderá vir a ser um agente poluidor, caso não se tome às devidas medidas paraao seu tratamento. Visto que possui um potencial para degradar a qualidade ambiental de um corpo receptor, prejudicando os seus legítimos usos.

Sistemas de Esgotamento
Estes diferentes tipos deesgotos são constituídos de diversas substâncias, materiais e organismos. Nele existem as condições para que haja a proliferação de doenças, a contaminação do solo e destruição dos mananciais, levando asérios danos a população e ao ambiente. Assim, para evitar todos esses problemas são construídos sistemas de coleta de esgoto que promovem o seu afastamento. Os três tipos básicos de sistemas deesgotamento são:
• Sistema Unitário – Neste sistema, as águas servidas (esgotos) e as águas pluviais são conduzidas a um coletor único.
• Sistema separador parcial – Nesse caso são encaminhados aoscoletores as águas servidas e partes das águas pluviais, tão somente as oriundas dos telhados (calhas e condutores) e dos ralos de áreas descobertas e pavimentos dos domicílios. Não são conduzidas aoscoletores as águas pluviais provenientes das ruas, praças, jardins, quintais e áreas não pavimentadas.
• Sistema separador absoluto – neste sistema somente são conduzidos aos coletores as águasservidas. Nenhuma parcela de águas pluviais pode ser admitida nas canalizações de esgoto.
O separador absoluto oferece as seguintes vantagens:
• Vazões menores de águas a serem escoadas, com variações de...
tracking img