Pesquisa e desenvolvimento de um produto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Ao longo do tempo, as empresas precisam aumentar suas receitas e uma forma de aumentar, sem dúvida alguma, é desenvolvendo novos produtos, melhoria em produtos já fabricados e até mesmo produtos substitutos, estes produtos mantêm e geram capital para as empresas. Muitas empresas de diversos ramos colocam à frente a inovação, a pesquisa e desenvolvimento de novos produtoscomo sendo sua característica principal.

Os profissionais de marketing têm um papel muito relevante no processo de geração de novos produtos. Eles avaliam e estudam o mercado identificando a necessidade da implementação de novos produtos e até mesmo melhorias e adequações de um determinado produto especificamente para um determinado cliente. Esses profissionais geralmente trabalhamestreitamente com os profissionais de pesquisa e desenvolvimento. Este laço é de fundamental importância para que o desenvolvimento de novos produtos esteja altamente alinhado com o que o mercado necessita.




2. DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS

Uma empresa poderá agregar novos produtos à seu portfólio de duas maneiras: a primeira é pelo meio de aquisição e a segunda pelodesenvolvimento.

A aquisição é dividida em três formas: a empresa poderá comprar outras empresas que produzem o produto que ela deseja fabricar; a empresa poderá adquirir patentes de outras empresas e com isso produzir este produto e também poderá adquirir licenças ou franquias, o que permite que a empresa comercialize novos produtos que ainda não fazem parte do seu portfólio.

Odesenvolvimento é dividido em seis categorias:

Primeira: produtos inteiramente novos – novos produtos em mercado totalmente novo.

Segunda: novas linhas de produtos – novos produtos em mercado preexistente.

Terceira: acréscimos a linhas de produtos preexistentes – produtos que incrementam linhas de produtos já existentes da empresa.

Quarta: aperfeiçoamento e revisão de produtospreexistentes – novos produtos que oferecem um melhor desempenho que o antigo produto, possuam um valor que seja mais perceptível que o anterior ou produtos que substituam os produtos já fabricados.

Quinta: reposicionamento – produtos que já são produzidos e são direcionados à novos nichos ou novos mercados.

Sexta: redução de custo – novos produtos que oferecem os mesmos atributos ebenefícios e que possuam um custo menor de fabricação.

Vale ressaltar que menos de 10% (dez por cento) de todos os novos produtos lançados ao mercado são realmente inovadores. Uma característica relevante destes produtos inovadores é que representam um grande parcela de investimento, um grande custo de fabricação, além de representar um alto grau de risco no mercado devido á sua aceitabilidade.Estes fatores surgem porque os novos produtos são novos tanto para a empresa que o fabrica quanto ao mercado que irá consumi-lo.



1. PRINCÍPIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS SEGUNDO W.L. GORE




W.L. GORE identificou quatro importantes fatores que colaboram na orientação do desenvolvimento de novos produtos.

O primeiro fator foi o de trabalhar com clientesem potencial, ou seja, aliar-se a pessoas especializadas no assunto para o desenvolvimento de um novo produto neste segmento.

O segundo é deixar os funcionários escolher projetos. Gore afirma que gosta de incentivar os “campeões apaixonados”. Essas pessoas são capazes de convencer aos demais que tal projeto vale o tempo e o suor investido.

O terceiro é dar aos funcionários tempopara “brincar”. Dez por cento das horas de trabalho de um pesquisador é destinada ao desenvolvimento de suas próprias idéias. Estas idéias criadas são incentivadas e julgadas de acordo com um teste denominado “Real, Vencedora, Vantajosa”. Se a idéia criada pelo funcionário engloba essas condições, essa idéia sairá do papel.

O quarto e último fator diz que é preciso saber quando desistir. A...
tracking img