Pesquisa tendencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PESQUISA - Indústria exportadora cresce abaixo da média
Produção de quem vende ao menos 20% ao exterior subiu 2,9% em 2006; percentual geral foi de 3,3%.

Responsáveis por sustentar aindústria nos últimos três anos, agora os exportadores ficam atrás da média do setor industrial. Em indicador inédito, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que segmentos ligados àexportação aumentaram sua produção em 2,9% de janeiro a maio, enquanto o crescimento médio de toda a indústria foi de 3,3%.

A menor participação das exportações no PIB é uma tendência tambémpara 2007, diz Fernando Ribeiro, economista da Funcex. "O crescimento econômico está mais voltado para o mercado doméstico", afirma, lembrando que a valorização do real, que já dura dois anos, deuimportante contribuição para a mudança.

Em 2005, o setor exportador evoluiu no mesmo ritmo do total da indústria, 3,1%. Em 2004 a relação era inversa à deste ano, com percentuais de 9,9% paraas exportadoras e de 8,3% para o grupo todo. Em 2003, ano de estagnação do setor industrial, os exportadores elevaram a produção em 3,2%. O chefe do departamento de indústria do IBGE, Silvio Sales, dizque o próximo passo será calcular o impacto das importações.

Segundo o IBGE, a produção industrial cresceu 1,6% entre abril e maio. É o melhor indicador do ano. O desempenho reflete emespecial o aumento de 1,9% da produção de bens intermediários, que respondem por mais de 50% da indústria.

No embalo dos fabricantes de matérias-primas, há sinais de novo ciclo de crescimento. Aindústria dá sinais de um novo ciclo de crescimento, no embalo dos fabricantes de matérias-primas. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem que a produção industrialcresceu 1,6% entre abril e maio, o melhor indicador do ano depois de alguns meses de taxas mornas. O desempenho reflete principalmente o aumento de 1,9% da produção de bens intermediários, que...
tracking img