Nunca lhe prometi um jardim de rosas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DO LIVRO: NUNCA LHE PROMETI UM JARDIM DE ROSAS.
AUTORA: HANNAH GREEN

O livro fala sobre a experiência de uma adolescente que aos dezesseis anos, após muito sofrimento e alucinaçãomental é internada em um hospital psiquiátrico.

A história é retratada de forma detalhada sobre a vida, a patologia e os sintomas psicóticos de Deborah Blau, incluindo a visão dos familiares etambém a visão das outras internas que conviviam com ela no hospital. É relatada também a angústia dos pais de Deborah em levá-la para ser internada, o pensamento do pai ao ver a filha sendo levada pelosenfermeiros “Que coisa dolorosa ter que se amputar de uma filha”. Essa frase é muito triste, pois não deve ser fácil para qualquer pai saber que seu filho tem uma doença mental, realmente parece ser umgrande desafio para a família toda, especialmente para os pais.

O mundo exterior de Deborah é representado por sua família, no qual ela não se sente efetivamente como parte integrante, sentindoimpossibilidade de participar da mesma, devido aos conflitos decorrentes dos relacionamentos que foram estabelecidos com base em preconceitos arcaicos, tanto com a família quanto com os amigos da escolae dos acampamentos de férias que a hostilizavam por ser Judia.
Para ela se defender de todos esses preconceitos se refugia no seu mundo interior povoado por seres místicos, cósmicos,extraordinários, ela vivencia a possibilidade de se opor a realidade do mundo exterior, que é sentida por ela como difícil de viver. Ela cria um mundo onde ao mesmo tempo em que é enclausurada pelas suas alucinaçõesé também acolhida e sente-se defendida da violenta realidade que ela não da conta de encarar. Assim ela se protege do mundo de preconceitos criando uma realidade que não é o ideal, mas que elaconsegue pertencer.

O livro foca no conflito entre esses dois mundos: o real e o imaginário de YR, é no tratamento no hospital psiquiátrico com a Dra. Fried que ela começa a entrar em contato com os...
tracking img