Pesquisa software opensource

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS



Danielle Ballester



Ferramentas Open Source para gestão de projetos: Pesquisa sobre a utilização desta modalidade de software recentemente pelos gerentes de projetos.




Projeto de pesquisa para o trabalho de conclusão de curso - MBA Gestão de Projetos - Coordenador: Prof. Carlos PereiraSantos
2012
Sumário

1. INTRODUÇÃO 3
1.1. TEMA 3
1.2. DELIMITAÇÃO DO TEMA 3
1.3. PROBLEMA 3
1.4. HIPÓTESE 3
1.5. OBJETIVOS 4
1.5.1. GERAL 4
1.5.2. ESPECÍFICOS 4
1.6. JUSTIFICATIVA 4
2. REVISÃO DA LITERATURA 5
3. CRONOGRAMA 11
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12



















1. INTRODUÇÃO

1. TEMA


O tema proposto para o presente projetoé ferramentas open source para gestão de projetos.



2. DELIMITAÇÃO DO TEMA



Trata-se de um estudo para verificar a experiência dos profissionais de gerenciamento de projetos com softwares desta modalidade.



3. PROBLEMA


As questões que delimitam o presente estudo são: quais ferramentas open source estão sendo utilizadas recentemente pelos gerentes deprojetos?

4. HIPÓTESE



Conforme definido pela Open Source Iniciative (OSI):
Código fonte
O programa deve incluir seu código fonte e deve permitir a sua distribuição também na forma compilada. Se o programa não for distribuído com seu código fonte, deve haver algum meio de se obter o mesmo seja via rede ou com custo apenas de reprodução. O código deveser legível e inteligível por qualquer programador.
Trabalhos Derivados
A licença deve permitir modificações e trabalhos derivados, e deve permitir que eles sejam distribuídos sobre os mesmos termos da licença original. (CÓDIGO ABERTO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2012. Disponível em: Acesso em: 6 mar. 2012.).Ferramentas open source estão sendo utilizadas pelos gestores de projeto nas empresas brasileiras uma vez que as mesmas podem ser melhoradas através da customização do software pela alteração do código fonte.



5. OBJETIVOS




1. GERAL


O objetivo da pesquisa é reunir as experiências da vida real dos gerentes de projetos sobre o uso de softwares open source.2. ESPECÍFICOS


Dentre os objetivos específicos, segue o que se deseja alcançar:
• Identificar quais são as soluções utilizadas;
• Apontar as principais funcionalidades existentes e sua eficiência.
• Descrever os benefícios alcançados através da utilização dessas ferramentas.




6. JUSTIFICATIVA



Um software para gerenciamento deprojetos ajuda a ter um melhor controle dos mesmos, desde o planejamento, execução e monitoramento. Tal ferramenta deve ser capaz de gerenciar os diversos trabalhos envolvidos num projeto, tais como: prazos, custos, qualidade, relatórios de desempenho e outros.
Soluções open source permitem a alteração do código fonte, customizando assim a ferramenta conforme a necessidade da empresa ou dogestor, colaborando com a maturidade no gerenciamento, portanto, é de extrema importância a sua escolha.
A pesquisa é de grande relevância para relatar a experiência de profissionais com tais softwares gerenciadores e apontar as suas características e eficiência, ajudando a outros gestores na seleção da melhor solução.








2. REVISÃO DA LITERATURA




1. ProjetoProjetos são criados de forma à responder a situações que normalmente as tarefas operacionais não conseguem atender. O Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos PMBOK (2008, p. 4) define que: "projeto é um esforço temporário, empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo". Salienta o autor que projeto possui característica temporária, pois tem início e um fim...
tracking img