Pesquisa sobre seringa cvp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPITULO I

INTRODUÇÃO




















Desde que surgiram os primeiros seringais no Brasil, vêem se estudando novas técnicas de plantio e novos clones para aumentar e melhorar a qualidade da borracha produzida no Brasil visando um melhor lucro na produção.


Esta pesquisa visa mostrar que o cultivo de seringas é importante, será retratado como começou o cultivode seringa no município de Feliz Natal e como o cultivo esta se tornando cada vez maior, uma vez que é possível usar a seringa como renda complementar na agricultura familiar e assentamentos.





1. Contextualização


O tema a ser estudado é a história dos pioneiros no plantio de seringas no município de Feliz Natal, as dificuldades, os sonhos, o cultivo, os clones, as principaisdoenças e pragas, os tratamentos, a colheita, a embalagem, o transporte, a venda e um projeto de implantação de um seringal no assentamento ENA nesta cidade.


Pretendemos mostrar com este trabalho a importância financeira e ambiental do cultivo da seringa no município de Feliz Natal.






2. Problematização


Qual será a importância do cultivo da seringa para as pequenaspropriedades rurais em Feliz Natal.


Que tipo de renda este cultivo trará e quais os benefícios?


3. Justificativa


• A possibilidade de não comprometer toda a área da propriedade;


• Agregar renda a longo prazo para assentados;


• Solo adequado para o cultivo.






4. Relevância da Pesquisa






1. Cientifica


A pesquisa estavoltada para teses de grandes pesquisadores que estão buscando novas variedades de clones com a finalidade de aumento na produção e maior resistência as pragas e doenças que atacam os seringais, em contrapartida uma eficácia econômica desejada, tanto na agricultura familiar como na fundiária.





2. Teórica


A pesquisa tem relevância e embasamento teórico e cientifico disponível eapto para servir de conteúdo de pesquisas realizadas por acadêmicos que tem relação ao tema.





3. Prática


Pretendemos com este trabalho passar conhecimento e informação sobre cultivo e produção e comercialização da seringa aos assentados para que utilizem este produto na complementação da renda familiar e ocupação de parte da área a ser cultivada.


5. Hipóteses


Ter aoportunidade de implantação na sua pequena área, o cultivo e plantio de seringas.


Viabilizar agregar valores para a sobrevivência não tendo a necessidade de contratar Mao de obra de terceiros, sendo cultivada pelos integrantes da família.






1.6 Objetivos Geral


Mostrar a viabilidade de cultivo de seringa em pequenas áreas.


1.6.1 Objetivos específicosMostrar aos proprietários de pequenas áreas a possibilidade de aumentar a renda familiar em longo prazo;


Levar conhecimento aos pequenos produtores rurais, a importância de se ter uma diversidade agrícola, para que sua pequena torne-se rentavel;


Citar projetos de sucesso como o de CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIOAMBIENTAL DO ALTO RIO PARAGUAI, agregando idéiase incentivando o cultivo em Feliz Natal
























































CAPÍTULO II

REVISÃO DA LITERATURA



Nesta revisão de literatura, será abordado o motivo da colonização norte mato-grossense, sob o lema de Getúlio Vargas “integrar para não entregar”, em específico o desbravamento de imigrantesjaponeses na Gleba Rio Ferro, e o cultivo de seringa seu principal produto cultivado na época, e que nos dias atuais é mantido por familiares do colonizador Matsubara.



2.1 O COMEÇO DE UM SONHO

Na década de 50 o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, através da sua amizade convida Yassutaro Matsubara, imigrante pós-guerra do Japão, este um conceituado empresário paulista no ramo...
tracking img