2. A pratica profissional no ensino de ciências

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA
CAMPUS ARIQUEMES
disciplina: x
prof.: marcia barbosa
curso: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO AULA DE CIÊNCIAS
8º ANO ESCOLA AREA RURAL DE ARIQUEMES/RO


ACADÊMICOS 4° PERÍODO:
Adrie Aparecida Biazatti Danieletto
Leticia Fernandes
Leandro LacerdaARIQUEMES/ 2013

disciplina: x
prof.: marcia barboSa
curso: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO AULA DE CIÊNCIAS
8º ANO ESCOLA AREA RURAL DE ARIQUEMES/RO


ACADÊMICOS 4° PERÍODO:
Adrie Aparecida Biazatti Danieletto
Leticia Fernandes
Leandro Lacerda

ARIQUEMES/ 2013

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.........................................................................................4
2. A PRATICA PROFISSIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS ...................5
3.1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO OBSERVADO........................................................................5
3.2 APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS...................................6
3. CONSIDERAÇÕESFINAIS...................................................................7
4. REFERÊNCIAS......................................................................................8

INTRODUÇÃO

O trabalho a Prática Profissional no Ensino em Ciências, tem como objetivo realizar a observação da educação de ensino em ciências da escola pesquisada do município de Ariquemes\RO, comparando a teoria com a observação posta em prática pelo professorparticipante, dos locais físicos para as aulas, assim como os recursos disponíveis e os utilizados.
Esta pesquisa é de suma importância para nossa formação acadêmica e profissional, porque nos permite chegar mais perto da realidade dos professores que ensinam ciências, das dificuldades encontradas por eles, assim como vivenciar o prazer em que a maioria dos alunos tem ao aprender ciências.
Para odesenvolvimento desta pesquisa foi utilizado à metodologia de observação do professor em sala, seu relacionamento com os seus alunos, a interação existente entre ambos.
Segundo Almeida, 2010, educação escolar, na atualidade, deve propiciar, além da transmissão sistemática dos conteúdos de ensino, historicamente produzidos e acumulados, assegurar que os alunos se apropriem desses conteúdos de formaativa, para que possam reelaborar esses conhecimentos e, com isso, obter um senso crítico mais concreto, embasado na compreensão científica e tecnológica da realidade social e política na qual vive.

2. A PRÁTICA PROFISSIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Segundo Salles, 2007, p.21, o ensino em ciências, na sua essência, busca um conhecimento relacional para que o ser humano interaja com a natureza semdanificá-la.[...]. Talvez seja pelo fato de que o conhecimento cientifico é desenvolvido pelo e para o ser humano, numa interação positiva e não antropocêntrica com a natureza.
A pesquisa da pratica profissional no ensino em ciências, viabiliza para o acadêmico conhecimento real das experiências vividas pelo professore em sala de aula, e a correlação entre a teoria estudada em sala com aexperiência vivida pelo acadêmico na pesquisa da pratica.
Essa tripla caracterização - existenciais sociais e pragmáticos - expressa a dimensão temporal dos saberes do professor, saberes esses que não somente são adquiridos no e com o tempo, mas são também temporais, pois são abertos, porosos, permeáveis e incorporam, ao longo do processo de socialização e da carreira, experiências novas, conhecimentosadquiridos durante esse processo e um saber-fazer remodelado em função das mudanças de prática e de situações de trabalho (TARDIF, 2002, p.106)

2.1 CARACTERIZAÇÕES DA ESCOLA E CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO OBSERVADO

A pesquisa da prática profissional no ensino em ciências foi realizada em uma escola da área rural do município de Ariquemes, que foi criada no ano de 1999, e têm 14 anos de...
tracking img