Pesquisa operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos
Rua Engenheiro Trindade Nº 229 Campo Grande – Rio de Janeiro – Brasil
Curso : Engenharia de Produção
Aluno : Giovane Soares

CALPER – Life Resort Campo Grande

Junho/2011

Sumário

Introdução ----------------------------------------------------- 3
Desenvolvimento --------------------------------------------- 4 e 5
Conclusão----------------------------------------------------- 6
Anexos -------------------------------------------------------- 7
Bibliografia --------------------------------------------------- 8




Introdução

O setor imobiliário e da construção civil do Brasil está se desenvolvendo à passos largos, o estado do Rio de Janeiro vem tendo um destaque em especial nesta questão. O setor está gerandomilhares e milhares de empregos, no Rio de Janeiro a região que vem se destacando neste tipo de empreendimento é o bairro de Campo Grande, que fica localizado na zona oeste do estado. Campo Grande têm importantes áreas de proteção ambiental (APAs), como o parque de Gericinó-Mendanha, que abrange um área de 105 Km². Em novembro de 2009 foi lançado no bairro pela Construtora Calper, o Life ResortCampo Grande, que se trata de um alto condomínio com cerca de 500 apartamentos, com uma ampla e interessante área de lazer e de entretenimento. A área que será construída este novo empreendimento da Construtora Calper LTDA se localiza na estrada na Cahamorra numero 1233, e abrange um área de 60.000 m² e terá uma área construída de 29.000 m².

Desenvolvimento

As obras do Life Resort CampoGrande já estão em andamento, a licença para a obra foi concedida pelo INEIA em Fev/2011, a empresa que ficou responsável pela elaboração do EIA/RIMA foi a MRD Projetos Ambientais LTDA. Foram realizadas duas audiências publicas para serem discutidas e divulgado o EIA/RIMA. Na primeira audiência, representantes da associação de moradores da morada do campo (ASSOMAC) que se localiza próximo aocondomínio que será construído, contestaram o empreendimento e o relatório de impacto ao meio ambiente, pois para a obra ser realizada, iriam ser destruídas 70% da vegetação onde o empreendimento será construído, o EIA/RIMA prevê um impacto mínimo ao meio ambiente da região, a questão foi discutida, e não houve acordos entre empreendedor e a ASSOMAC, então ficaram os pedidos de uma reavaliação doprojeto do empreendimento e uma nova elaboração do EIA/RIMA.

Na segunda audiência a ASSOMAC estava presente novamente, não houve reformulação do projeto em relação à área que seria desmatada, mais a Construtora Calper se responsabilizou de financiar projetos de proteção ambiental na região, como na APA de Gericinó-Mendanha e criar um projeto sócio-ambiental na zona oeste em conjunto com a ASSOMAC.Por sua vez, a ASSOMAC aceitou a petição da Calper em relação as áreas sócio-ambientais, mais ela afirmou que continuará fiscalizando a construtora sobre as ações prometidas.

No EIA/RIMA elaborado pela MRD está previsto alguns impactos na área que será construída o empreendimento, a área do empreendimento é cortada por um rio muito importante para região que é o Rio da Prata ou Rio Morto quedeságua no rio Cabuçu que é um dos maiores do Rio de Janeiro e desaguará nos manguezais de Pedra de Guaratiba, na Baia de Sepetiba. Na área do empreendimento, antes este rio era coberto de vegetação nativa da região, mais após o desmatamento de 70% da vegetação, o rio ficou sem a sua mata ciliar prevista por lei, segundo a prescrição do código ambiental as matas ciliares dos rios tem que serempreservadas de acordo com a largura do rio, o Rio da Prata na região, que se encontra o empreendimento, têm aproximadamente a largura de 4 à 8 metros, de acordo com o código ambiental a mata têm que ser preservada cerca de 30 metros da margem do rio, mais muitas das vezes esta preservação não é mantida.

No caso do Life Resort, a mata ciliar não foi preservada de acordo com o código ambiental,...
tracking img