Pesquisa na pratica pedagogica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

RELÁTORIO AVALIATIVO DA DISCIPLINA DE PESQUISA NA PRATICA PEDAGOGICA I

- PERFIL DO PROFESSOR -

ACÂDEMICAS:

-------------------

SÃO JOSE DO RIO PRETO – 2012 / 1 SEMESTRE
RELÁTORIO AVALIATIVO COMO EXIGÊNCIA LEGAL DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA, DISCIPINA DE PESQUISA NA PRATICA PEDAGOGICA I.PERFIL DO PROFESSOR








SÃO JOSE DO RIO PRETO – 2012 / 1 SEMESTRE



SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2. DESCRIÇÃO E ANÁLISE. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3. CONSIDERAÇÕES. . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

4. REFERÊNCIAS. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

5. ANEXOS. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .INTRODUÇÃO

Este trabalho faz parte do curso de Licenciatura em Pedagogia – EAD da disciplina da Pesquisa na Prática Pedagógica I, que tem por objetivo aproximar o acadêmico da realidade do professor e exercicio da função docente.
Trata-se da pesquisa por meio de entrevistas realizadas fora do ambiente escolar, como tema: Perfil do Professor, aplicado aos doze professores, sendoseis que atuam na Educação infantil e seis nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os principais focos desse trabalho são analisar a formação do professor, a importância da pesquisa em sua vida profissional e quais os aspectos positivos e negativos do seu trabalho.
Os procedimentos adotados na elaboração deste relatório foram as pesquisas bibliográficas e a de campo, por meio de umquestionário com seis questões.
Este trabalho está dividido em duas partes, a primeira Descrição e Analise da Pesquisa e a segunda parte as considerações finais abordando o resultado da pesquisa.

DESCRIÇÃO E ANALISE DA PESQUISA

De acordo com as pesquisas realizadas, passamos a construir esse referencial, cujo tema proposto é “Perfil do Professor”, analisamos a realidade do professor. Paramelhor compreensão desse objetivo, entrevistamos doze professores fazendo seis perguntas para cada entrevistado.
A primeira pergunta feita era sobre o segmento atual. Dos doze entrevistados seis atuam na Educação Infantil e seis nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A pratica pedagógica na Educação Infantil e no Ensino Fundamental observa parâmetros de qualidade definidos pelo MEC,recomendado pela LDB 9394/96, que define a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica, desde a creche a pré-escola que vai do zero aos seis anos de idade, nesta modalidade de ensino tem como princípios fundantes o cuidar e o educar. Essa mesma lei definiu que o Ensino Fundamental é uma etapa de Educação Básica obrigatória para todo cidadão Brasileiro, é um direito de todos desdecrianças com seis anos de idade até quatorze e também para pessoas que não tiveram acesso na idade apropriada.
Segundo as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Art.22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando Assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da Cidadania e fornece-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores,

Nasegunda questão perguntamos qual a formação inicial, tres professoras iniciaram com a formação de magistério e tres com pedagogia, do ensino fundamental quatro iniciaram com magistério e dois com pedagogia.
Foi possível constatar que o curso de magistério, em nível médio é o principal recurso de formação inicial dos professores, já que era ofertado pela rede publica dessa forma os...
tracking img