Pesquisa descritiva de viabilidade para abertura da starbucks coffee company

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa descritiva de viabilidade para abertura da Starbucks Coffee Company.
























Starbucks Coffee Company
 





Trabalho apresentado à disciplina Pesquisa Mercadológica Organizacional do curso de graduação de Administração da Faculdade Campus I – UPIS.Brasília
Novembro 2010


LISTA DE FIGURAS


Figura 1 – Sexo dos consumidores pg. 13
Figura 2 – Idade dos consumidores pg. 13
Figura 3 – Razões para beber café pg. 14
Figura 4 – Freqüência que bebem café pg. 14
Figura 5 – Café diferenciado pg. 15
Figura 6 – Degustação de café gelado pg. 15
Figura 7 – Empresa especializada em café pg. 16
Figura 8 – Confiança no serviçooferecido pg. 16
Figura 9 – Empresa especializada em café - atrativo pg. 17
Figura 10 – Café da Starbucks – experimentaria? pg. 17
Figura 11 – Tipo de serviço pg. 18
Figura 12 – Entrega à domicílio pg. 18
Figura 13 – Viabilidade pg. 19




SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....………………………………………………………………….....5
2. REVISÃO DA LITERATURA…………………………………………………….........8
3.METODOLOGIA...............…………………………………………………….........9
4. CRONOGRAMA..............…………………………………………………….........9
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS…………………………………………...........10
6. CONCLUSÃO ...............………………………………………………….….........10
7. ANEXO A – QUESTIONÁRIO DE PESQUISA...................…………………........11
1. INTRODUÇÃO


Esta pesquisa tem por objetivo conhecer a receptividade do mercado consumidor e analisar a viabilidadede abertura da empresa Starbucks Coffee Company no mercado brasiliense.
Esta companhia visa atender aos exigentes consumidores de café e tem como missão prover o mercado com os melhores e mais finos grãos do mundo.
A Starbucks surgiu no Brasil em 2006 com mesma filosofia que permeia a missão e os propósitos da empresa no mundo inteiro, baseada em um compromisso de oferecer produtos dealtíssima qualidade, ouvindo ótima música, em um ambiente enriquecedor e respeitoso para os clientes, fornecedores e seus funcionários.
Foi diante desta realidade que realizamos a pesquisa, coletando informações sobre a receptividade do mercado na implantação de uma loja onde o design e a decoração contribuem para criar um ambiente muito confortável e aconchegante, oferecendo aos clientesum espaço para sentirem-se à vontade, saboreando os melhores cafés do mundo, e não somente um simples local onde se vai beber um café.


1.1– Um breve histórico do café :

Há muitas lendas que relatam a possível origem do café, mas na verdade não há evidência real sobre a descoberta deste fascinante produto.
Uma das lendas mais aceitas e divulgadas é a do pastor Kaldi, que viveu naAbsínia, hoje Etiópia, há cerca de mil anos. Ela conta que Kaldi, observando suas cabras, notou que elas ficavam alegres e saltitantes e que esta energia extra se evidenciava sempre que mastigavam os frutos de coloração avermelhada dos arbustos existentes em alguns campos de pastoreio. O pastor notou que as frutas eram fonte de alegria e motivação, e somente com a ajuda delas o rebanho conseguiacaminhar por vários quilômetros por subidas infindáveis. Kaldi comentou sobre o comportamento dos animais a um monge da região, que decidiu experimentar o poder dos frutos. O monge apanhou um pouco das frutas e levou consigo até o monastério. Ele começou a utilizar os frutos na forma de infusão, percebendo que a bebida o ajudava a resistir ao sono enquanto orava ou em suas longas horas de leitura dobreviário. Esta descoberta se espalhou rapidamente entre os monastérios, criando uma demanda pela nova bebida.
A partir de 1615 o café começou a ser saboreado no Continente Europeu, trazido por viajantes em suas freqüentes viagens ao oriente. Até o século XVII, somente os árabes produziam café. Alemães, franceses e italianos procuravam desesperadamente uma maneira de desenvolver o...
tracking img