Pesquisa karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
João Pedro Ricaldes

1. Vida - Karl Heinrich Marx (1818 - 1883)


Nasceu na pequena cidade de Treves (Alemanha), filho de um advogado de origem judáica e de uma dona-de –casa. Estudou filosofia na Universidade de Berlim (1836-41).
Frequentou o círculo de jovens e brilhantes intelectuais hegelianos. Em 1843 escreve a Crítica do direito público de Hegel. Em Paris, Marx entrou emcontato e foi bem recebido por vários grandes intelectuais como Proudhon, Bakunin e, sobretudo, o seu grande amigo e colaborador de toda a vida, Friedrich Engels.
Foi nesta época que ele escreveu O Capital e Manuscritos Econômico-Filosóficos. Foi expulso da França em janeiro de 1845. Passando a residir na Bélgica, Karl e Engels passam a aprofundar ainda mais seus estudos, com o apoio ternode Jenny. Em janeiro de 1848, Marx e Engels redigem o famoso Manifesto Comunista, a pedido da "Liga Comunista" de Bruxelas.
Com os movimentos sociais de 1848 na França, Marx volta a Colônia, na Alemanha onde tenta novamente o jornalismo. Posteriormente, depois de lhe ser negada permanência em Paris, Marx vai para Londres, em 1849, e dedica-se obsessivamente à atividade de organizaçãopolítica do movimento operário, fundando em 1864 a “Associação Internacional dos Trabalhadores". Lá morre na pobreza em 1883, dois anos depois da morte da esposa.

2. Obra

a) Conceito de História


No “Manifesto” escreve:

“A história de toda a sociedade humana, até nossos dias, é a história do conflito entre classes. Entre o homem livre e o escravo, patrício e plebeu, barão e servo,mestre de ofício e companheiro, numa palavra, opressores e oprimidos se encontram sempre em conflito, ora disfarçada, ora abertamente, e que termina sempre por uma transformação revolucionária de toda a sociedade, ou então pela ruína das diversas classes em luta".
História da Filosofia 2007

b) Dialética:
Marx considera a produção material de uma época histórica como a base da sociedade e,também, a criadora da subjetividade dessa época. Não é o conhecimento espiritual que muda a produção da existência e, consequentemente, a vida social, mas exatamente o contrário.

c) Infra-estrutura e superestrutura:
Na teoria marxista, o materialismo histórico pretende a explicação da história das sociedades humanas, em todas as épocas, através dos fatos materiais, essencialmenteeconômicos e técnicos.
A sociedade é comparada a um edifício no qual as fundações, a infra-estrutura, seriam representadas pelas forças econômicas, enquanto o edifício em si, a superestrutura, representaria as idéias, costumes, instituições (políticas, religiosas, jurídicas, etc). Afirma Marx na obra A Miséria da filosofia (1847):


“ Adquirindo novas forças produtivas, os homens modificam oseu modo de produção, a maneira de ganhar a vida, modificam todas as relações sociais. O moinho a braço vos dará a sociedade com o suserano; o moinho a vapor, a sociedade com o capitalismo industrial”


d) A sociedade:

"Os meios pelos quais o capitalismo aumenta a produtividade distorcem o homem comum trabalhador em um fragmento de homem, rebaixam-no ao nível de apêndice de uma máquina,destroem o conteúdo real de seu trabalho, transformando-o num tormento cheio de exigências a serem cumpridas; alienam dele as potencialidades intelectuais do processo de trabalho, na mesma proporção em que a ciência é incorporada neste como uma força independente, de pessoas pagas para pensarem pelas demais; deturpam suas condições de trabalho e o submetem, durante o processo de trabalho, a umdespotismo que é ainda mais odioso por sua mesquinhez; transforma-lhe a vida em horário de expediente e atiram sua esposa e filhos sob as rodas do carro de Jagrená do capital (...). A acumulação da riqueza num dos pólos, portanto, é, ao mesmo tempo, a acumulação da miséria, a tortura do trabalho que deveria ser um lazer e fonte de satisfação pessoal, a escravidão intelectual e física, a ignorância,...
tracking img