pesquisa explicativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PESQUISA EXPLICATIVA
Considera-se ser este o tipo de pesquisa que explica a razão, o porquê dos fenômenos, uma vez que aprofunda o conhecimento de uma dada realidade. Assim, pelo fato de esta modalidade estar calcada em métodos experimentais, ela se encontra mais direcionada para as ciências físicas e naturais. Mesmo que a margem de erros represente um fator relevante, sua contribuição ébastante significativa, dada a sua aplicação prática.
Em face dessas características, pode-se dizer que a pesquisa explicativa geralmente utiliza as formas relativas à pesquisa experimental. Por exemplo, a partir de um objeto de estudo, no qual se identificam as variáveis que participam do processo, bem como a relação de dependência existente entre estas variáveis. Ao final, parte-se para a prática,visando à interferência na própria realidade.
É o tipo que mais aprofunda o conhecimento da realidade, pois tem como preocupação central identificar fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Quase podemos considerá-la como a etapa final de estudos exploratórios e descritivos(se for o caso).
Em geral se vale do método experimental. A aplicação deste método nasciências sociais é revestido de muitas dificuldades. Embora na Psicologia, elas têm elevado grau de controle são consideradas “quase experimentais”.




















ESTUDO DE CASO

O Estudo de Caso é um dos tipos de pesquisa qualitativa que vem conquistando crescente aceitação na área da educação.
É uma categoria de pesquisa cujo objeto é uma unidade que se analisaprofundamente. Pode ser caracterizado como um estudo de uma entidade
bem definida, como um programa, uma instituição, um sistema educativo, uma pessoa ou uma unidade social. Visa conhecer o seu “como” e os seus “porquês”, evidenciando a sua unidade e identidade própria. É uma investigação que se assume como particularística, debruçando-se sobre uma situação específica, procurando descobrir o que há nela demais essencial e característico.
Evidencia-se como um tipo de pesquisa que tem sempre um forte cunho descritivo. “O pesquisador não pretende intervir sobre a situação, mas dá-la a conhecer tal como ela lhe surge.” Pode utilizar vários instrumentos e estratégias. Entretanto, um estudo de caso não precisa ser meramente descritivo. “Pode ter um profundo alcance analítico, pode interrogar asituação. Pode confrontar a situação com outras já conhecidas e com as teorias existentes. Pode ajudar a gerar novas teorias e novas questões para futura investigação. As características ou princípios associados ao estudo de caso se superpõem às características gerais da pesquisa qualitativa.”
Destacam-se as seguintes características:
• Os estudos de caso objetivam a descoberta: o investigador semanterá atento
a novos elementos que poderão surgir, buscando novas respostas e novas
indagações no desenvolvimento do seu trabalho.
• Os estudos de caso enfatizam a interpretação contextual: para melhor
compreender a manifestação geral de um problema, deve-se relacionar as
ações, os comportamentos e as interações das pessoas envolvidas com a
problemática da situação a que estão ligadas.
•Os estudos de caso têm por objetivo retratar a realidade de forma completa
e profunda: o pesquisador enfatiza a complexidade da situação procurando
revelar a multiplicidade de fatos que a envolvem e a determinam.
• Os estudos de caso usam várias fontes de informação: o pesquisador recorre
a uma variedade de dados, coletados em diferentes momentos, em situações
variadas e com umavariedade de tipos de informantes.
• Os estudos de caso revelam experiência vicária e permitem generalizações
naturalísticas: o pesquisador procura relatar as suas experiências durante o
ESTUDO DE CASO, estudo de modo que o leitor possa fazer as suas generalizações naturalísticas, por meio da indagação: o que eu posso (ou não) aplicar deste caso na minha situação?
• Os estudos de caso tentam...
tracking img