Pesquisa escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trânsito: uma questão de segurança e educação
A cada ano, o volume de carros em circulação dentro das cidades aumenta. Em decorrência desse aumento, eleva-se, também, o número de acidentes e mortes dentro do [no] trânsito. Diante disso, a existência de punições e fiscalizações mais severas por parte de autoridades e, ainda, uma política de educação e conscientização mais eficiente dentrodas auto-escolas [autoescolas] são imprescindíveis para evitar fatalidades.

Recentemente, tivemos conhecimento, através da mídia, de fatos absurdos e inaceitáveis relacionados com a direção irresponsável dentro das cidades. Carros guiados por motoristas embriagados ou até mesmo por menores de idade, são a causa de, dia após dia, vidas inocentes serem tiradas. Porém, a negligência do Estado nessesacidentes também pode ser notada, devido às falhas da chamada "Lei Seca" e, mais revoltante, a impunidade dos infratores que, muitas vezes, pagam fiança e já são liberados da delegacia.

Além dos acidentes causados pela embriaguez e a irresponsabilidade de motoristas, outros são causados pelo estresse do cotidiano agravado pelo trânsito que resulta em brigas e atos de covardia. Pode-se dizer que, onúmero de vítimas fatais é mais alto em brigas de trânsito, causado por acidentes "minúsculos", do que em acidentes mais graves, causados por carros em alta velocidade. 

Medidas como conscientização e ensinamento, por parte das auto-escolas [autoescolas] , de como reagir em frente a situações como aquelas e o aumento da segurança por parte de autoridades, seja através de punições mais severas, demaior circulação de guardas organizando e fiscalizando o tráfego ou de maior instalação de câmeras e radares, podem ser medidas decisivas para assegurar a vida do motorista que, ano após ano, corre um risco maior de entrar nas estatísticas de vítimas fatais dentro do trânsito.
 
A violência nas escolas
O trágico episódio ocorrido em Realengo no Rio de Janeiro, além de comover, indignar o paíse repercutir no mundo inteiro, principalmente pelo fato de as vítimas serem crianças e adolescentes, suscitou em todos vários questionamentos. 

O primeiro é como uma pessoa consegue entrar em uma escola com uma arma de fogo. O segundo é que razões levam uma pessoa a cometer um ato dessa natureza. E o terceiro, talvez o mais relevante, é se os professores e todos os envolvidos na educação estãopreparados para identificar comportamentos desviantes e agir nessas situações. 

Se esses profissionais receberem o preparo necessário com especialistas como psicólogos e psiquiatras, poderão se antecipar ao menor sinal de desvio de conduta e dar o encaminhamento adequado para esse aluno. Por outro lado, uma fiscalização mais rígida, não só nos arredores da escola mas também em seu interior, commais disciplina e rigor, certamente será de grande valia na prevenção da violência, tendo em vista este ser o local de óbvio interesse por parte dos traficantes de drogas. 

Esse fato também nos remete à polêmica discussão do desarmamento. É preciso dificultar o acesso às armas de fogo através de leis mais severas. 

Conclui-se que o caminho a ser seguido para prevenir tragédias como essarequer um esforço múltiplo e uma intervenção contundente que abranja todos os aspectos que envolvem o tema, e sempre com a participação de toda a sociedade. 
Olímpiadas, RIO 2016

A olimpíada de dois mil e dezesseis é uma conquista do povo brasileiro e da cidade maravilhosa. Porque traz desenvolvimento econômico, social e diminui a criminalidade.
A olimpíada vai trazer em seu arcabouço um grandedesenvolvimento econômico para o Estado do Rio de Janeiro, principalmente, para o setor industrial e, o setor de hotelaria, os quais são indispensáveis para criação de postos de trabalho. E com isso mais circulação de receitas, pois estas serão reinvestidas em benefícios sociais.
Além disso, um dos fatores principais para o alcance dos objetivos traçados pelos gestores públicos para a...
tracking img