Pesquisa em negocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeira Parte

Introdução

Novas empresas surgem a cada instante para disputar os consumidores e, entre elas, há muitas que são criadas por pessoas que se arriscam, muitas vezes despreparadas, a abrir suas próprias empresas com o intuito de ganhar dinheiro e fazer sucesso. Nisso reside o fato de muitos desses empreendedores não serem bem sucedidos, pois há uma grande diferença entre aquelesque têm grandes idéias e aqueles com talento para extrair lucro delas. Disso, surge a necessidade de pesquisa de mercado, uma das principais ferramentas estratégicas de marketing de uma empresa, principalmente para as micro e pequenas. Isso porque a pesquisa pode reunir uma amplitude de dados qualitativos e quantitativos que pode subsidiar decisões mercadológicas, diminuindo o risco epotencializando os impactos positivos na organização. Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros. A pesquisa de marketing é a elaboração, coleta, análise e edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada poruma empresa, abrangendo os elementos da pesquisa de mercado mais todos os tipos de dados relacionados à atividade de marketing entre si.

Segunda Parte

Questões- Case Fox

a) A VW contratou a empresa de pesquisa Ipsos para realizar um estudo de segmentação atitudinal, para ajudar a conhecer o perfil do consomidor, bem como compreender as necessidades de cada perfil. Quais foram osresultados que essa pesquisa encontrou?

Percebeu-se através desta pesquisa a existência de quatro segmentos distintos de consumidor:
Entusiasta por status: Este segmento que vem se mantendo estável ao longo dos anos, tanto em características do perfil, como em tamanho, engloba aquele consumidor que busca posses, prestígio, almeja uma BMW, uma Mercedes.
Essencialista: Este já compra o veiculopensando em investimento, no valor que o mesmo vai ter para revenda.
Sensato: Caracteriza essencialmente o público feminino. É aquele consumidor que procura um carro versátil, que o ajude nas atividades do dia-a-dia como levar o filho à escola, fazer compras, mas que também possa servir para atividades de lazer, como viagens de final de semana.
Guiado pela imagem: Trata-se de um grupo deconsumidores com espírito jovem, original e diferente. O consumidor deste segmento gosta de aventura e atividades radicais, ou pelo menos quer transparecer isto.

A partir deste resultado da pesquisa a VW investiu nestes dois últimos segmentos.

b) Mesmo diante so sucesso a VW não deixou de fazer a pesquisa Early Buyer. O que vem a ser essa pesquisa?
É uma pesquisa qualitativa, realizada comconsumidores possuidores de um produto, logo após o lançamento, em torno de três meses que mede a satisfação dos clientes com o novo produto em vários quesitos como a satisfação em relação ao produto adquirido em si, local de atendimento da compra do produto, atendimento do vendedor, forma de entrega, etc.
c) Sete meses antes do lançamento do novo carro foi realizada uma “clínica de produto”. Essa novabateria de pesquisas teve duas fases, uma quantitativa e outra qualitativa. Explique o que é pesquisa quantitativa.

A pesquisa quantitativa caracteriza-se pelo uso da quantificação tanto na coleta quanto no tratamento das informações por meio de técnicas estatísticas, desde as mais simples, até às mais complexas. São realizados estudos a partir de amostras da população, utilizando cálculosestatísticos. Sendo que esta é formal, objetiva, amostras maiores e estruturada.

d) Na fase de pesquisa qualitativa, testou-se o conceito do produto através de grupos de foco. Explique o que é um grupo de foco.

É uma pesquisa feita com um pequeno grupo de pessoas, coordenada por um mediador especialista no assunto, onde aconteceram entrevistas não estruturas e de forma natural, para assim,...
tracking img