Pesquisa de mercado - codigo etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CÓDIGO ICC/ESOMAR DE
CONDUTA EM PESQUISA DE
MERCADO E PESQUISA SOCIAL

Conforme introdução do Código de Ética, o primeiro Código de Práticas em Pesquisas de Mercado e Pesquisas Sociais foipublicado pela ESOMAR (Sociedade Europeia para Pesquisa de Opinião e Mercado) em 1948.
Ó código é fundamental para que uma relação de confiança entre o pesquisador e o público em geral seja estabelecida,se esta relação de confiança não existir, será muito difícil que uma pesquisa de mercado seja realizada de forma consistente e assim atingir os objetivos que ela se propõe. Além da relação deconfiança entre pesquisadores e consumidores, existe um outro objetivo, que é o de estabelecer regras, para que desta forma as pesquisas sejam feitas dentro de um padrão ético de mercado, sem um código deste,cada pesquisador usaria seus próprios critérios éticos, e acredito que seria uma grande confusão, e provavelmente o resultado não seria atingido, por exemplo é os cuidados especiais que se deve terquando uma pesquisa de mercado irá realizar uma pesquisa onde crianças, jovens menores de idade serão entrevistadas.
Além do pesquisador e consumidor, outro envolvido é a empresa ou pessoa quesolicitou a pesquisa, o código de ética contribui de forma consistente para que ele possa ter a tranquilidade que tal pesquisa seguiu regras e normas internacionais para que fosse realizada, com isso,produzindo um trabalho de qualidade e transparência.
Diante de tudo isso é possível observar a importância do código no processo de pesquisa de mercado, agregando valor para todos os envolvidos napesquisa, colaborando e aperfeiçoando para a relação, cliente, pesquisador e consumidor, ajudando também para que problemas jurídicos e desagradáveis venham acontecer.

CRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO ECONÔMICABRASIL

O Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB) é utilizado para principalmente estimar o poder de compra da população brasileira, criando um sistema de pontos para cada item que o...
tracking img