Pesquisa de literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Petrolina de Goiás, 17-02-2012.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


* Introdução
Começamos este trabalho com a certeza de que muito aprenderemos... Queremos com este mostrar um pouco sobre omovimento do Modernismo com enfoque nos principais artistas que deram inicio a este movimento, mostrar como surgiu o movimento, como expandiu, uma breve historia da vida de cada artista escolhido e suas obras. Ao mesmo tempo em que vamos fazer nossas pesquisas temos a certeza de que durante esse processo vamos assimilar com clareza ainda maior nossos estudos feitos em sala de aula. Pois bem,vamos agora ao nosso trabalho...

* Desenvolvimento
Obs.: Dividimos basicamente em duas partes; características e autores (biografia, obras)

* Características

Uma das maiores e mais importantes características do modernismo com certeza é a liberdade de expressão (...). A importância maior das vanguardas residiu no triunfo de uma concepção inteiramente libertária da criação artística. Opintor, o escritor ou o músico não precisam se guiar por outras leis que não as de sua própria interioridade e de seu próprio arbítrio.
A liberdade só poderá ser cerceada por regimes autoritários que proibirem a circulação dos objetos artísticos. Em resumo, todas as normas foram abolidas. Poética, de Manuel Bandeira, é um manifesto dessa nova postura, com seu célebre verso final:
“Não queromais saber de lirismo que não é libertação.”
Outras características que também são importantes são o nacionalismo, os temas do cotidiano (urbanos), a linguagem com humor, como já dissemos a liberdade no uso de palavras e textos diretos.

* Autores

Mário de Andrade (1893-1945) foi um poeta, romancista, musicólogo, historiador e crítico de arte e fotógrafo brasileiro.
Nascido em SãoPaulo no ano de 1893, Mário Raul de Morais Andrade começou sua carreira artística dedicando-se à arte musical: formado em Música no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, onde seria mais tarde professor de História de Música.
Seu contato com a literatura começa também bem cedo, através de críticas de arte que Mário escrevia para jornais e revistas. Em 1917 publica seu primeiro livro, sob opseudônimo de Mário Sobral: Há uma Gota de Sangue em Cada Poema. Um dos principais participantes da Semana de Arte Moderna em 1922 respirou como ninguém os ares do novo movimento, vindo a publicar Paulicéia Desvairada (1922), o primeiro livro de poesias do Modernismo.
Lecionou por algum tempo na Universidade do Distrito Federal e exerceu vários cargos públicos ligados à cultura, de ondesobressaía sua faceta de importante pesquisador do folclore brasileiro (incorporando-o inclusive em suas obras). Teve ainda participação importante nas principais revistas de caráter Modernista: "Klaxon", "Estética", "Terra Roxa e Outras Terras".
Veio a falecer no ano de 1945 em São Paulo cidade que tanto amou e cantou sendo vítima de um ataque cardíaco.

* Obra:

Quando eu morrer

Quando eumorrer quero ficar,
Não contem aos meus inimigos,
Sepultado em minha cidade,
          Saudade.
Meus pés enterrem na Rua Aurora,
No Paissandu deixem meu sexo,
Na Lopes Chaves a cabeça
          Esqueçam.

No Pátio do Colégio afundem
O meu coração paulistano:
Um coração vivo e um defunto.
Bem juntos.

Escondam no Correio o ouvido
Direito, o esquerdo nos Telégrafos,
Quero saberda vida alheia,
          Sereia.

O nariz guardem nos rosais,
A língua no alto do Ipiranga
Para cantar a liberdade.
          Saudade(...)

_______________________________________________________________________

Oswald de Andrade (1890-1954) foi um escritor, poeta e dramaturgo brasileiro. Tornou-se um dos principais vultos do modernismo, que foi caracterizado por um amplo movimento...
tracking img