A escola dos annales

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades
Estudos Historiográficos
Discente: Dulce Elâine Amorim da Silva

A escola dos Annales: de Lucien Febvre, March Bloch eFernand Braudel
Nos anos 1920 a história começou ter influência das ciências sociais, com o surgimento da revista de história Annales d`Histoire Economique et Sociale. A idéia proposta para o estudo dahistória era ir além dos documentos oficiais, passando a considerar todos os documentos que eram indícios da presença do homem naquele ambiente para pode explicar as lacunas existentes. Para issoutilizavam-se quadros, poesias, ferramentas e etc. A intenção não era deixar de lado totalmente a idéia metódica, mas de uma maneira interdisciplinar produzir uma história total.
Dentro dessaperspectiva os historiadores dos Annales se aproximaram do campo ciências sociais trazendo uma nova concepção de história, a “história problema” proposta por Lucien Febvre e March Bloch os idealizadores dosAnnales. A história problema não se limitava em contar os fatos da maneira como eles ocorreram, era preciso enxergar a história por outro viés, aquele sob o método das ciências sociais que com base empressupostos e hipóteses conseguem dialogar e chegar a uma conclusão do que se fala. “A história problema veio reconhecer a impossibilidade de narrar os fatos históricos “tal como se passaram”. Porela, o historiador sabe que escolhe seus objetos no passado e que os interroga a partir do presente” (REIS, 2000, p.74). A história problema nesse sentido pretende ser mais objetiva, afastando-se dahistória tradicional que possuía um caráter narrativo.
Ao trilhar esse caminho a história passou a se distanciar da historiografia tradicional e se aproximar das ciências sociais, formulandoproblemas e hipóteses. Começava a serem empregado duas idéias dos Annales: fazer um estudo cientificamente conduzido e a construção dos fatos históricos.
A primeira idéia se concentra numa história que...
tracking img