Pesquisa aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INDRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo principal utilizar como instrumento facilitador atividades artísticas, possibilitando que as crianças com dificuldades de aprendizagem possam expressar-se e comunicar-se buscando a compreensão de si mesmo, e dos outros, articular a percepção, a imaginação, a criatividade, a emoção, a sensibilidade e a autoconfiança.
Assim sendo este estudoprioriza a arte como ferramenta nas dificuldades de aprendizagem das crianças.
Entretanto, acreditamos que é possível desenvolver mecanismo que possam promover o desenvolvimento de uma capacidade cognitiva melhor, ou ao menos alertar o educador e a família sobre possíveis problemas que o aluno possa vir a ter dentro do processo de aprendizado, já ao mesmo tempo norteando o educador na forma de agirpara minimizar os impactos destes problemas.
E, ainda, sabemos que grande parte do desenvolvimento mental da pessoa acontece em sua infância. Daí, a suma importância de uma base educacional infantil, para garantir um futuro de aprendizado melhor para o aluno.
A identificação e utilização das atividades artísticas trabalhadas como fato histórico contextualizado na cultura pode facilitar a construçãode textos e resoluções de problemas lógicos, além de permitir um desenvolvimento pleno nos aspectos psicomotores e sociais.

TEMA: A Arte na Educação Infantil
DELIMITAÇÃO DO TEMA: A Arte como importante elemento na educação infantil
OBJETIVO GERAL: Contribuir para o desenvolvimento da criança proporcionando diversas atividades lúdicas e artísticas.
OBJETIVO ESPECIFICOS:
• Refletir sobre anecessidade da arte no contexto escolar
• Estimular o interesse do aluno pelo aprendizado e pela participação na escola, demonstrando através da sua freqüência escolar.
• Compreender a importância da arte para o desenvolvimento e auxilio a educação.

JUSTIFICATIVA:
Observamos muitos problemas na educação, mas certamente o que tira o sono de pais e mestres é a dificuldade muitas das vezesencontrada no processo de aprendizado dos alunos.
Dependendo da situação, ou o aluno (ou o grupo de alunos) se sentirá inferior dada sua dificuldade em relação ao outros colegas, ou o educador deverá mudar o seu método de ensino para que aqueles possam seguir os outros com menor dificuldade. Entretanto, isso é uma faca de dois gumes, pois agora o educador enfrentará a falta de interesse por aquelescom mais facilidade, uma vez que perceberão que em não muita coisa a escola está atraindo-os.
Outra situação é a do aluno tímido ou introvertido. Este apresenta dificuldades de interagir com o mundo ao seu redor, bloqueando sua capacidade de desenvolvimento intelectual uma vez que ele não se sente confortável em manifestá-la, para que desenvolve-la?
Isso certamente trará problemas futuros paraeste aluno.
Entretanto, provavelmente o mais grave dos problemas é a evasão escolar. Tirando de lado outros problemas sócios econômicos que possam ocasionar a evasão, focamos principalmente no método de ensino do educador. Apesar de estarmos em pleno século XXI, ainda vivemos a idéia de que ensinar é um professor falando e os alunos escutando. Muitas vezes os alunos entendem o assunto, mas nãoentendem o que isso tem a ver com sua vida. Isso, principalmente para as crianças, representa o certo desinteresse pelo mundo escolar e pelos estudos. E isso não se dá em níveis sociais mais carentes. O mesmo acontece em escolas particulares, se observarmos as razoes de repetências e reprovações.
Dito isto, podemos observar que se faz necessário o desenvolvimento de um método ensino baseado naparticipação ativa do aluno, onde ele possa se sentir livre para se manifestar, como elemento contribuinte para o desenvolvimento do conhecimento e não apenas um deposito de dados. Dessa forma, o aluno poderá entender melhor a necessidade de sempre haver conhecimento, da descoberta, da busca do saber como forma de modificar e adaptar-se melhor ao mundo em que vive. Poderá entender que ele também...
tracking img