Pesagem de amostras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O Alcoômetro nos permite medir a percentagem de álcool numa solução e efetuar uma leitura do nível de álcool exato e de forma constante. Este modelo inclui uma escala de Cartier e de Gay Lussac. A escala de Cartier foi introduzida em 1771 para controlar o licor e substituída pela escala de Gay Lussac em 1824 que indica a concentração de álcool em volume. Tal como com o densímetro abase do alcoômetro também não deve tocar no fundo da proveta e o grau alcoólico lê-se na superfície de afloramento.
No laboratório, iremos fazer a solução do álcool 30 e 70, com a utilização do Álcool Absoluto, também chamado de álcool puro, que é oriundo da destilação de etanol e o tratamento com benzeno, fato que proporciona uma substância altamente concentrada: 100% ou próximo disso. Sendoassim, obteremos resultados com a devida eficiência, iremos discutir sobre os resultados finais e por fim poderemos conhecer um pouco mais do álcool e do alcoômetro.

 

OBJETIVOS DA AULA

- Preparar substâncias alcoólicas
- Aprender técnicas de soluções hidroalcoólicas (Álcool 70% e Álcool 30%)
- Conhecer as vidrarias ( Alcoômetro e Densímetro )

METODOLOGIA

Materiais Utilizados:* Proveta 150 ml
* Proveta 250 ml
* Proveta de Plástico 100 ml
* Becker 100 ml
* Alcoômetro
* Papel absorvente
* Biceta
* Álcool absoluto
* Água
* Proveta de 1L

Procedimentos executados:

* Para a realização da preparação da substância álcool 70% (composto de 70 ml de álcool absoluto e 30 ml de água): utilizamos o álcool absoluto, esse conteúdo foitransferido para o Becker de 100 ml e descolando para a proveta 150 ml, até chegar à marca dos 70 ml e acrescentado com o auxílio da biceta a água até completar o 100 ml, sendo assim finalizada essa amostra.

* Para a realização da preparação da substância álcool 30% (composto 30% de álcool e 70 ml de água): aplicamos o conteúdo do álcool absoluto para o Becker de 100 ml e transferido para aproveta 100 ml, até chegar à marca dos 30 ml e acrescentado com o auxílio da biceta a água (70 ml) até completar o 100 ml, sendo assim finalizada essa amostra.

* Após o complemento das soluções dos grupos da sala, todas as substâncias serão adicionadas a uma única proveta de 1L, contendo a separação entre uma proveta o álcool 70% e na outra o álcool 30% e a visualização de seus resultados com oauxílio do alcoômetro.

RESULTADOS E DISCUSSÃO
Álcool Absoluto
Com a utilização do Álcool Absoluto, também conhecido como Álcool Puro, foi feita as amostras solicitadas, obtem-do certos resultados precisos.
O álcool absoluto é altamente inflamável e, caso derramado sobre o solo, pode causar a contaminação do lençol freático. O álcool tem como formaadequada de armazenamento é em tanques metálicos aterrados e protegidos contra descargas atmosféricas.
Em virtude da sua alta concentração, o álcool absoluto possui um valor comercial muito superior ao álcool comum. Sua utilização é restrita, sendo empregado no preparo de fórmulas farmacêuticas e de cosméticos.
Produto de origem vegetal, obtido através da destilação do vinho bruto da fermentação,com as etapas de extração da Cana de Açúcar, aquecimento, decantação, pré-fermentação, fermentação, destilação e acondicionamento.

A venda do Álcool Absoluto, é exclusivamente de uso institucional, e sua venda é totalmente proibida diretamente ao público.

Álcool 70%
Foi realizada a preparação do Álcool 70%, com a utilização do Álcool Absoluto.
O álcool 70% (70 de álcool e 30 de água) écapaz de destruir (parcial e temporariamente) bactérias. Ele possui concentração ótima para atividade bactericida, pois a desnaturação das proteínas do microrganismo (atuam na membrana plasmática ou parede celular bacteriana, inibindo sua síntese e provocando sua destruição) faz-se mais rapidamente na presença da água, porque a água facilita a entrada do álcool para dentro do microrganismo, o...
tracking img