Perspectivas dos investimentos sociais no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PERSPECTIVAS DOS INVESTIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL – ANÁLISE DOS PONTOS PRINCIPAIS

Introdução
Esse estudo tem o objetivo de apresentar parâmetros de análise dos impactos e externalidades sócio-ambientais de projetos econômicos e produtivos. Sua essência compreende-se em concretizar os pontos importantes do texto do Pesquisador Carlos Eduardo F. Young sobre o tema em questão.
Divisão dostópicos que serão abordados como partes principais do texto:

- O que o BNDES pode selecionar como projeto de investimento que tenham ênfase em conservação ambiental ou, alternativamente, como evitar projetos não desejáveis;
- A incorporação de impactos e externalidades sociais em projetos econômicos;
- Mecanismos de incorporação de impactos na rotina de procedimentos de analise de projetos doBNDES;
- Indicadores de desempenho, acompanhamento e avaliação dos projetos em critérios sociais e ambientais;
- Possíveis novos instrumentos de estratégias para o BNDES para fazer frente sobre os impactos e externalidades sociais;

Em uma análise geral, o BNDES tem um enorme potencial inovador, pois as práticas de analise serão logo incorporadas pelos empreendedores. Contudo, para a implantaçãode temas socioambientais, normas e diretrizes de rotina, deverão ter alguns ajustes, pois ainda está sendo estruturada.
Os problemas que o BNDES encontra, por exemplo, é a falta de padronização dos critérios de análise de impactos ambientais; desequilíbrio da análise dos grandes e pequenos projetos; falta de monitoramento posterior; falta de fiscalização; um grande afastamento entre órgãosfinanciadores e agências de controle ambiental; E o mais importante, as equipes especializadas do BNDES para seleção de projetos ainda é pequena, mostrando uma forte pressão de demanda, frente à capacidade de atendimento e o tema “conservação ambiental” ainda não foi incorporado à cultura da instituição, o que dificulta na análise dos projetos de práticas ambientais e de projetos que ainda não foramanalisados com o tema.
A ideia é que o BNDES incorpore, devido à pressão dos consumidores, o pensamento de práticas “verdes” para seus projetos com perspectiva de lucratividade para os novos negócios, e que esses projetos atendam às demandas e permitam externalidades positivas. Algumas políticas públicas deverão ser coerentes nos critérios de sustentabilidade devido aos acontecimentos recentes dosproblemas de aquecimento global e perda da biodiversidade.
Para o processo de seleção de projetos, em linhas gerais, é necessário que a empresa, vinda de tempos da administração moderna, possua processos de prevenção e tratamentos de danos ambientais, e que isso seja incorporado ao cotidiano da empresa, que ela permita o uso contínuo de processos microeconômicos, de possíveis impactos na comunidadee melhoria nas condições de vida.
As empresas financiadoras dos projetos também terão um papel importante no cotidiano social. O fato simples é que a segurança de que o projeto terá sucesso é devido ao uso dos bloqueios dos impactos ambientais, ou seja, se o projeto conseguir reduzir ou eliminar totalmente os impactos no meio ambiente, tema fortemente abordado hoje em dia, ele terá mais chancede sucesso e lucratividade, o que será um menor risco financeiramente para a financiadora.
Existe uma concessão de crédito por parte das financiadoras, porém, foram criados alguns princípios como critérios de responsabilidade social no financiamento de projetos, por parte da Internacional Finance Corporation (IFC), e que tais projetos tenham categorias entre A, B e C como classificação:
A –Projeto com possíveis impactos ambientais talvez irreversíveis.
B – Projeto com potencial de impactos ambientais completamente reversíveis.
C – Projeto sem princípio de impactos ambientais, ou com impactos mínimos.
A necessidade da mudança por parte do BNDES é devido a uma série de questões:
Há uma forte possibilidade de crescimento da área de negócios com base em sustentabilidade, na área...
tracking img