Perspectivas do campo e desafios para a construção de uma identidade do psicólogo organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PERSPECTIVAS DO CAMPO E DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE DO PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL.

Algumas reflexões conclusivas de Katzell são pertinente Austin (1992) são pertinentes porreconhecerem avanços e identificarem desafios que cercam a atuação profissional em geral, levando em conta que os autores se apoiam em uma realidade especifica.
a)A Psicologia Organizacional e do Trabalhoconsolidou-se como uma disciplina científica, contribuindo com o avanço do conhecimento sobre o comportamento humano, no geral e no âmbito específico do trabalho.
b) A Psicologia Organizacionalpassou a contribuir de forma elevadasobre como gerir organizações, quer pela inclusão de profissionais, quer pela produção de conhecimentos que são primordiais a tal empreendimento.
c)Nos seusaspectos substantivos, há temas e técnicas que foram ultrapassados, outros que ressurgiram ciclicamente e alguns modismos que são comuns a todo o campo da gestão.
Um maior peso de conceitos e técnicascognitivas e comportamentais: um a maior atenção a variáveis afetivas e motivacionais: um maior reconhecimento da complexidade e multideterminação de atitudes e comportamento no trabalho: um interessepor tópicos relativos a altos níveis de gestão: processos decisórios e estratégias quando comparadas à atenção anterior ao nível de supervisão e de gestão de pessoas: uma maior atenção aos produtos davida laboral e seus impactos fora do trabalho: estresse, relação entre família e trabalho, carreiras, etc.
d) Certamente, existem problemas que acompanham importantes realizações de psicólogoorganizacional e do trabalho.
Tais problemas se devem, entre outros fatores, às deficiências de formação e treinamento de psicólogo organizacional.
Em outras palavras, o psicólogo ainda não é incluído noâmbito profissional das organizações e do trabalho pela maior parte da população (incluindo os dirigentes) ou é visto, algumas vezes, como o profissional restrito à seleção de pessoal.
Entre os...
tracking img