Persas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PERSAS



















Sumário
Introdução
A Civilização Persa
A evolução histórica do império persa
A formação do Império Persa
O Declínio do Império Persa
A Religião
A economia
A Arte Persa
Arquitetura




































Introdução

No século VI a.C., no reinado de Ciro, teve início a formação doImpério Persa. Por suas façanhas político-militares, Ciro ficou conhecido como " O Grande ". O império por ele fundado durou mais de dois séculos. Foi um dos maiores impérios do Antigo Oriente Médio.


O domínio de todo esse imenso território exigiu a submissão de diferentes povos e culturas. Exigiu, também, a montagem de uma complexa máquina administrativa que incluía altos funcionários,conhecidos como " os olhos e os ouvidos do rei ".


































A Civilização Persa

A Civilização Persa formou o maior Império da Antiguidade Oriental.
Por muito tempo os povos Semitas, Hititas, Egípcios e Gregos foram vassalos dos Reis persas.
Por volta de 2000 a.C, a região do atual Irã, era habitada por dois povos distintos, os Medos eos Persas.
Em 558 a.C, os persas liderados por Ciro, destruíram a unidade politica dos medos, e passaram a controlar a região.
Foi formado o Reino da Pérsia que posteriormente conquistaria todo o Oriente. A Mesopotâmia, a Ásia Menor, e o Egito passariam a fazer parte do Império Persa, iniciado por Ciro O Grande.
Com a morte do Rei Cambises, filho de Ciro, o controle da Pérsia passaria para DarioI que dividiu o grande Império em 20 Sátrapias, o mesmo que províncias. Apesar de impor a sua dominação politica sobre os vários povos do oriente, os Persas respeitava as particularidades culturais de cada povo.
Estas províncias seria governadas por um Sátrapa, líder provinciano indicado pelo rei. Existia também outros funcionários, os chamados "Olhos e os Ouvidos do Rei" que tinham a função defiscalizar essas províncias.
Para estimular o comercio no território persa, foram construídas estradas que interligavam as principais cidades do império. Um eficiente sistema de correio passava as informações de uma província para a outra.
Para impulsionar as atividades comerciais no imenso império, foi criada uma única moeda padrão, O Dárico, cunhada em prata ou em ouro.
As mais importantescidades persas eram Susa, Persepolis, Babilônia e Ecbatana.


A evolução histórica do império persa

O planalto localizado entre o mar Cáspio e o atual golfo Pérsico é conhecido como planalto iraniano. Por volta de 2000 a.C., povos indo-europeus (arianos ou iranianos) estabeleceram-se na região. O movimento desses povos atingiu várias outras regiões, mas foi onde se localiza o atual Irã que osiranianos construíram um Estado muito forte.

Esse povo tinha duas grandes tribos, os medos e os persas, que formara dois reinos independentes no planalto iraniano. O reino dos persas, governado por uma família com o nome de Aquemênida, foi rapidamente dominado pelos medos, sob liderança do rei Ciaxares (625 a 585 a.C.). Esse soberano organizou um poderoso exército de pesada infantaria e ágilcavalaria, e derrotou os citas ( povos da região do mar negro), que ameaçava suas fronteiras; em seguida, fez uma aliança com os neobabilônicos e derrotou os assírios, em 612 a.C.

O sucessor de Ciaxares não tinha as mesmas qualidades de liderança do rei anterior. Essa foi uma das razões para que Ciro (da família dos Aquemênidas) tomasse o poder em 559 a.C.


A formação do Império Persa

Ciroinaugurou o chamado império persa. Com o aumento da população, houve a necessidade de expansão geográfica, que se iniciou com a dominação da Lídia; as colônias gregas que existiam na região passaram a fazer parte da área de influência do império persa. O exército de Ciro começou, então, a marchar para a Índia, chegando às margens do indo. Em 539 a.C., esse exército tomou à babilônia, e os povos...
tracking img