Persas e gregos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os persas construíram um dos maiores impérios do mundo antigo, que exigiu a montagem de complexa estrutura político-administrativa. Por volta de 1500a.c, povos indo-europeus invadiram e conquistaram o planalto do Irã. Entre eles destacaram-se os medos e os persas. Por volta de 500a.c, comandados por Ciro, os persas venceram a dominação dos medos e promoveram a unificação dos dois povos, formandoum império. Ciro e seus sucessores (Cambises e Dario I) expandiram os domínios do Imperio Persa, anexando os territórios conquistados. Ao tentar conquistar a Grécia, Dario I foi derrotado na Batalha de Maratona que marcou o fim dessa expansão persa. Nova tentativa foi empreendida por Xerxes, sucessor de Dario I, que também fracassou diante dos gregos. O império persa começou, então, aenfraquecer-se e em 330 a.c foi conquistado pelos macedônios.
ADMINISTRAÇÃO: Durante o reinado de Dario I, o império persa atingiu sua extensão máxima. Para cuidar Dops domínios, foi criada uma complexa organização administrativa. O império foi dividido em províncias, chamadas satrapias, sendo cada uma governada por um administrador denominado sátrapa. Prevenindo-se contra o excesso de autoridade dossátrapas, Dario I criou um sistema de vigilância e controle de seus poderes, designando um general de sua confiança como chefe do exército de cada satrapia. Além disso, envia altos funcionários conhecidos como “olhos e ouvidos do rei”, a todas as províncias para fiscalizar os sátrapas. Buscando manter a unidade do império habitado por diferentes povos, os persas aperfeiçoaram os transportes e ascomunicações. Grandes estradas foram construídas para ligar as principais cidades do império, destacando-se a Estrada Real.
PRODUÇÃO ECONÔMICA: inicialmente, a economia persa baseava-se na agricultura e na criação de gado. Com a expansão do império a unidade política e a construção de estradas facilitaram a comunição entre as sátrapas, estimulando o desenvolvimento do artesanato e do comércio. Parafacilitar as trocas comerciais, Dario I mandou cunhar moedas de ouro (daricos).
RELIGIÃO PERSA: por volta do século VI a.c ; Zoroastro fundou o zoroastrismo, religião cuja doutrinha foi exposta no livro sagrado ZEND-AVESTA. Zoroastro pregava a existência de uma incessante luta entre Ormuz, deus do bem, e Arimã, deus do mal. Valorizava o livre-arbítrio, isto é, cada pessoa era livre para escolher entre ocaminho do bem e do mal e, conforme sua escolha, responderia pelas consequências no dia do juízo final. O zoroastrismo contém alguns princípios religiosos e morais encontrados também no cristianismo, como as ideias de um juízo final, ressurreição dos mortos, salvação no Céu e condenação ao inferno.

GREGOS
Grécia Antiga: A Grécia foi palco de uma civilização que se desenvolveu para alem deseus limites geográficos. Sua historia costuma ser dividida nos períodos: Homéricos, Arcaíco, Clássico, Helenístico. O período homérico foi assim chamado em razão de as fontes para o seu conhecimento serem dois poemas épicos cuja autoria é atribuída a Homero (Ilíada e Odisséia).
PRIMEIROS POVOADORES: A partir do ano 2000 a.c, aqueus, jônios, eólios e dórios começaram a se estabelecer nas áreas queficaram conhecidas como Grécia antiga. Conquistando populações já existentes nessas regiões (cretenses e micênicos, entre outros), esses povos estão entre os principais formadores do Helenos.
CRETA: Uma civilização pré-helenística: desenvolveu-se na Ilha de Creta civilizações cretenses.
Devido a sua localização, Creta se tornou ponto de encontro entre a Grécia e as civilizações do crescentefértil, o que contribuiu para o desenvolvimento de suas atividades marítimas e comerciais. Uma poderosa monarquia instalou-se em Cnossos. Apoiada no poderio da marinha e na aliança com os comerciantes, essa monarquia expandiu a dominação cretense, criando um verdadeiro império comercial marítimo. Os achados arqueológicos nos dão conta de uma vida marcada por divertimentos públicos e comodidades...
tracking img