Guerras medicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Na idade antiga havia grandes conflitos, mas para o mundo ocidental consideram os mais importantes as guerras entre gregos e persas. Ela iniciou-se em 490 a.C. e duram até 448 a.C na disputa das Terras da Ásia menor, onde hoje se localiza a Turquia.

Dário, o rei dos persas, ordenou para todas as colônias gregas da região que deveriam pagar tributos a Pérsia, provocando revolta das colôniascontra o poder do rei. Devido a isso começou as lutas entre Ocidente(gregos) e Oriente(persas).

Na sua primeira tentativa, Dário vai à planície Maratona com 60 mil soldados e começa uma grande luta contra 12 mil gregos que eram comandados por Milcíades. Mesmo com a grande diferença no número de soldados os atenienses venceram a batalha.
Após dez anos da derrota, os persas deram o contra-ataque,mas dessa vez eles tinham uma frota maior com muitos batalhões que avançavam o Norte da Grécia, destruindo tudo pela frente, mas não passaram do litoral, pois não tinham muitos alimentos e armas.
Em Termópilas o grande exército de Xerxes encontra trezentos espartanos e mil acadianos(inimigos), que além do grande número, perderam muito. A única maneira que eles tinham para continuar avançandofoi uma passagem secreta que os guiavam para o flanco helênico.

Termópilas venceu e nada poderia impedir as forças de Xerxes, até que os gregos esmagam a tropa persa em uma batalha estratégica, com seus soldados e suprimentos acabados o império persa entregou-se.

Guerras medicas

Dá-se o nome de Guerras Médicas (ou Guerras Medas, Guerras Greco-Persas e Guerras Persas) aos enfrentamentosentre os antigos gregos e o Império Persa durante o século V a.C..

Guerras Médicas
Império Persa em seu apogeu em 500 a.C.
Império Persa em seu apogeu em 500 a.C.

As Guerras Médicas ocorreram entre os povos gregos (aqueus, jônios, dórios e eólios) e os medo-persas, pela disputa sobre a Jônia na Ásia Menor, quando as colônias gregas da região, principalmente Mileto, tentaram livrar-se dodomínio persa.

Esta região da Jônia era colonizada pela Grécia, mas durante a expansão Persa em direção ao Ocidente, este poderoso Império conquistou estas diversas colônias gregas da Ásia Menor, entre elas a importante cidade de Mileto. As colônias lideradas por Mileto e contando com a ajuda de Atenas, tentaram, sem sucesso, libertar-se do domínio persa, promovendo uma revolta.

Estas revoltasprovocaram o rei Dario I, da Pérsia, a lançar seu poderoso exército sobre a Grécia Continental, dando início às Guerras Médicas. O que estava em jogo era o controle marítimo-comercial no Mundo Antigo.

Nesse primeiro confronto (a primeira guerra médica), surpreendentemente, cerca de dez mil gregos, liderados pelo ateniense Milcíades, conseguiram impedir o desembarque de mais de vinte mil persas(alguns autores falam em 50 mil, outros em 250 mil, não se sabe precisamente o efetivo persa), vencendo-os na Batalha de Maratona, no ano de 490 a.C.

Para se defenderem dos persas, algumas cidades-Estado gregas organizaram a Confederação de Delos, ou Liga de Delos, (cuja sede ficava na Ilha de Delos), da qual se aproveitou Atenas para se sobrepor no mundo grego, pois era responsável pelo dinheiroda Confederação e passou a usá-lo em benefício próprio. Com isso, impulsionou sua indústria, seu comércio e modernizou-se, ingressando numa era de grande prosperidade, e impondo sua hegemonia ao mundo grego. O auge dessa época ocorreu entre 461 a 431 a.C., durante governo de Péricles, por isto o século V a.C. é também chamado o Século de Péricles.

Os persas, entretanto não desistiram. Dez anosdepois voltaram a atacar as cidades gregas (2ª guerra médica). Estas, por sua vez, esqueceram as disputas internas que existiam entre elas e uniram-se, vencendo os persas na Batalha de Salamina (480 a.C.) e na de Plateias (479 a.C.)

Após as guerras médicas, os gregos voltaram a enfrentar-se internamente e, de 431 a 404 a.C., decorreu a Guerra do Peloponeso, entre a Confederação de Delos...
tracking img