Sistema operaciona

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AULA ATIVIDADE DIA 26/03/2013.
1) Qual a importância do gerenciamento de memória pelo sistema operacional?
Memória é o segundo recurso de maior importância dentro da arquitetura de um sistemacomputador. A disponibilidade e o gerenciamento deste recurso é vital para o desempenho do sistema. Assim, fatores como a quantidade de memória disponível, tempo de acesso e custo são capitais na suaespecificação e aquisição.

2) Explique:

2.1) Memória - Alocação contígua simples.
A alocação contígua simples foi implementada nos primeiros
sistemas operacionais desenvolvidos, porém, ainda estápresente
em alguns sistemas monoprogramáveis.

2.2) Memória - Alocação particionada.

Os sistemas monoprogramáveis permitem que o processador
permaneça ocioso e que a memória seja subutilizada,enquanto um
programa aguarda o término de uma operação de I/O, por
exemplo.

Alocação Particionada Estática.
Nos primeiros sistemas multiprogramáveis, a memória foi dividida em pedaços de tamanho fixo,chamados partições.O tamanho das partições eram estabelecidos na fase de inicialização do sistema (boot), em função do tamanho dos programas que seriam executados no ambiente.

2.3) Memória virtual –Paginação.

A técnica denominada paginação é utilizada na maioria dos sistemas com memória virtual. Como sabemos, os endereços gerados pelos programas são denominados endereços virtuais e constituem oespaço de endereçamento virtual. Em computadores que não tem memória virtual, os endereços virtuais são idênticos aos endereços físicos. Por outro lado, quando usamos memória virtual estes endereçosdiferem. Portanto, o endereço gerado pelo programa não pode ser colocado diretamente no barramento do sistema para acessar uma posição qualquer de memória. Assim, a MMU mapeia os end. virtuais emfísicos.

2.4) Memória virtual – Segmentação
Segmentação é o nome que se dá a esta segunda estratégia de particionamento de código, em que os segmentos gerados possuem tamanhos independentes e...
tracking img