Periodo e frequencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Os objetivos deste relatório são estudar as particularidades, entendimento e aplicações dos fundamentos que compõe os assuntos de oscilações (pêndulo simples) e ondas mecânicas (ondas e sonoridade). Dentre os equipamentos em laboratório utilizados fez-se possível e necessário a obtenção de valores precisos de frequência, medidas escalares e angulares a fim de obterem-se,posteriormente, através de cálculos, novos resultados que pudessem ser comparados e assim, tirarem-se conclusões sobre o assunto, finalidade e coerência com os experimentos em geral.
Tais assuntos podem ter possíveis aplicações, seja em auxílio de outro objetivo ou de maneira direta, dentro da computação: o pêndulo simples pode ter ligação a jogos computacionais quando se diz a respeito de objetos quenecessitam uma oscilação uniforme, como por exemplo, jogos que possuem corredores com armas que oscilam com objetivo de atingir o jogador, o qual deve "aprender" o tempo de oscilação para passar com segurança; tal como no funcionamento de um aríete que deve oscilar uniformemente.
A parte determinada de ondas possui aplicações bastante utilizadas em indústrias e empresas que necessitam de velocidadesrápidas de resposta e interação com a parte computacional. Pode-se tirar de exemplo para a onda estacionária com uso de luz estroboscópica uma fábrica onde se precisa detectar se os produtos estão devidamente embalados. O efeito da luz somado a uma câmera de rápidos disparos é tudo que um software devidamente programado necessita para que através desta foto, seja feita a análise em frações desegundos e o computador, com auxílio de um periférico, possa expurgar produtos que não estejam no padrão da empresa. Tal implementação empresarial é de importância financeira. Tanto para cortar gastos de produtos indevidos como para o consumidor que pode vim a reclamar de um produto mal embalado, por exemplo, acarretando despesas indesejáveis pela empresa.
Também, por sua vez, as ondas sonoras possuem(atualmente em grande escala) uma aplicação bastante interessante em boates, teatros, shows e etc. quando se trata da acústica. Definida a frequência de oscilação do som, através de um hardware auxiliado por um software, pode-se criar "gaiolas de som", recurso muito utilizado em casas noturnas onde o indivíduo pode entrar em uma determinada região do estabelecimento e ouvir o som perfeitamente emalto e bom som, enquanto que uma pessoa no mesmo recinto, mas em uma distância diferente (projetada propositalmente) não ouve absolutamente nada, possibilitando assim, um ambiente para socialização dos presentes e/ou descontração com a música. O mesmo vale para a acústica de teatros e shows (até mesmo abertos); onde projetos possibilitam que o som se propague com foco e sem ruídos indesejáveis poruma distância bastante longa.
Vale ressaltar a importância do estudo de oscilações na computação para o tratamento da frequência de um sinal temporizador de um processador, por exemplo.

MATERIAIS E MÉTODOS PARA MOVIMENTO HARMONICO SIMPLES – PÊNDULO SIMPLES
MATERIAIS
* Para os procedimentos desta experiência foram utilizados os seguintes materiais: Suporte universal, três esferas demassas diferentes (nylon, latão e alumínio), um photogate (sensor de passagem), fio de algodão, transferidor, régua e cronômetro.
MÉTODOS
2.2.1 MONTAGEM DO EQUIPAMENTO
* Para se realizar as experiências, foram seguidos os seguintes passos para a montagem dos equipamentos:

- No topo do suporte universal, fixou-se uma ponta do fio de algodão e na outra se suspende a esfera de latão.
- Com oauxílio de um transferidor o fio do pendulo não se afastou mais que 10º.
- O photogate pode ser posto próximo à base do suporte.
- Ligou-se o cronometro e zera-lo na opção pend.
2.2.2 PROCEDIMENTOS
PARTE A: Dependência entre período e amplitude.

Passo 1: Após a montagem do equipamento a esfera foi posta em uma amplitude que não ultrapassou 10º.
Passo 2: Então, soltou-se a esfera para...
tracking img