Sons

Páginas: 7 (1694 palavras) Publicado: 26 de agosto de 2015
Oque é som ?
Som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica; é uma onda longitudinal, que se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais (que têm massa e elasticidade), como os sólidos, líquidos ou gasosos.
Os sons naturais são, na sua maior parte, combinações de sinais, mas um som puro monotónico, representado por uma senóide pura, possui uma velocidadede oscilação ou frequência que se mede em hertz (Hz) e uma amplitude ou energia que se mede em decibéis. Os sons audíveis pelo ouvido humano têm uma frequência entre 20 Hz e 20.000 Hz. Abaixo e acima desta faixa estão infrassom e ultrassom, respectivamente.
O som precisa de algo para se propagar? O som se propaga no vácuo ?
O som precisa de um meio material, sendo este em qualquer forma ou estado,tais como sólido, líquido ou gasoso.
Quando um corpo (fonte sonora) perturba o meio que o rodeia, essa perturbação afasta-se da origem transmitindo-se sob a forma de onda.
Se o som se propagasse instantaneamente, todas as partículas oscilariam como uma só. Mas a propagação não é instantânea e os volumes de ar encontrados pelo caminho entram em movimento uns após outros, arrastados, por assimdizer, por uma onda proveniente da fonte sonora.
No vácuo não existe meio para transmição de som, por que no vácuo só se propagam ondas eletromagnéticas que não precisam de um meio para se mover, um exemplo seria a luz, que se propaga em forma de onda eletromagnética.
É possível ouvir algum som na lua ? Justifique sua resposta.
Na Lua não existe atmosfera. Portanto, sem ar para transmitir o som,não há som. É um silêncio absoluto, que naTerra só pode ser conseguido em circunstâncias muito especiais de laboratórios científicos. Dentro do traje, porém, os astronautas podiam ouvir o bater do seu coração e o arfar da respiração
O que é comprimento de onda ?
Comprimento de onda é a distância entre valores repetidos sucessivos num padrão de onda. É usualmente representado pela letra grega lambda(λ).
Em uma onda senoidal, o comprimento de onda “é a distância (paralela à direção de propagação da onda) entre repetições da forma de onda.” Pode, então, ser representada pela distância entre picos (máximos), vales (mínimos), ou duas vezes a distância entre nós.
No gráfico ao lado, o eixo x representa a distância e o eixo y representa alguma quantidade periódica , como por exemplo a pressão, nocaso do som ou o campo elétrico para ondas eletromagnéticas ou a altura da água para uma onda no mar profundo. A altura no eixo y é também chamada de amplitude da onda.
O comprimento de onda λ tem uma relação inversa com a frequência f, a velocidade de repetição de qualquer fenômeno periódico. O comprimento de onda é igual à velocidade da onda dividida pela frequência da onda. Quando se lida comradiação electromagnética no vácuo, essa velocidade é igual à velocidade da luz 'c', para sinais (ondas) no ar,essa velocidade é a velocidade na qual a onda viaja.
O que é frequencia ?
A frequência é uma grandeza física ondulatória que indica o número de ocorrências de um evento (ciclos, voltas, oscilações etc) em um determinado intervalo de tempo. Alternativamente, podemos medir o tempo decorridopara uma oscilação. Esse tempo em particular recebe o nome de período (T). Desse modo, a frequência é o inverso do período. Por exemplo, se o coração de um bebê recém-nascido bate em uma frequência de 120 vezes por minuto, o seu período (intervalo entre os batimentos) é metade de um segundo.
Qual a fórmula que relaciona a velocidade de propagação, o comprimento da onda e a frequência de uma onda ?A velocidade de uma onda pode portanto ser calculada com a seguinte equação:

em que:
v = velocidade da onda.
λ = comprimento de onda de uma onda sonora ou onda electromagnética;
T é o período da onda.
O inverso do período, 1/T, é chamado de frequência da onda, ou frequência de onda:

e mede o número de ciclos (repetições) por segundo executados pela onda. É medida em Hertz (ciclos/segundo)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Som
  • Sons
  • Sons
  • Sons
  • SOM
  • sons
  • o que é som
  • OS SONS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!