Periodo vargas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Período Vargas (1930-1945)
A ascensão de Vargas à presidência (1930)
De acordo com a politica do “café com leite”, um mineiro deveria ser o sucessor de Washington Luís. O presidente de Minas
Gerais era Antônio Carlos, o natural candidato oficial a sucessão.
Mas Washington Luís indicou o paulista Júlio Prestes, seu
ministro da fazenda e considerado por ele o mais apto a continuar asreformas econômico-financeiras iniciadas.
A luta pelo poder entre os dois principais Estados abria uma brecha para os Estados “médios” se aproveitarem.
Em 1928, assumira o governo, no Rio Grande do Sul, Getúlio
Vargas, pertencente a oligarquia gaúcha e ex-ministro do governo de Washington Luís. Vargas procurou unir as forcas politicas do seu Estado, pois havia a possibilidade de alcançar apresidência devido ao racha politico entre paulistas e mineiros.
Gaúchos, mineiros, paraibanos e oposições estaduais se agruparam formando a Aliança Liberal. Ate o
Partido Democrático de São Paulo participou, com parcelas da burguesia cafeeira, grupos financeiros e elementos das camadas medias urbanas descontentes com o governo de Washington Luís. Os empresários industriais queriam tarifas protecionistaspara impedir a concorrência dos produtos importados.
A classe media e os trabalhadores urbanos apoiavam os industriais, pois viam a possibilidade de mais empregos na indústria e no comercio.
O programa eleitoral da Aliança Liberal defendia: voto secreto e universal; respeito as garantias individuais do cidadão; liberdade de pensamento; anistia para os militares envolvidos nas revoltas dadécada de 1920; reforma do ensino; leis trabalhistas; amparo a agricultura e estimulo a indústria.
Getúlio era o candidato a presidente da Aliança Liberal. Seu vice, o presidente da Paraíba, Joao Pessoa.
A eleição aconteceu em marco de 1930. Como era esperado, a maquina da oligarquia e a corrupção eleitoral funcionaram tanto em São Paulo como em Minas Gerais, pois havia mineiros que apoiavam JúlioPrestes. Sua vitória era inevitável dentro dos padrões da Republica Velha. A Aliança liberal coube denunciar os métodos viciados da Republica Velha.
No meio do ano, Joao Pessoa foi assassinado no Recife, por questões pessoais. Mas a oposição ao governo federal transformou o assassinato em um fato politico, acusando o governo central de esmagar a oposição a tiros. O clima de tensão dividiu oExercito. Os tenentes aproveitaram para iniciar mais um levante contra o governo. Porem, desta vez ele assumiu um caráter revolucionário.
A revolução teve inicio em 3 de outubro de 1930, no Rio Grande do Sul, Minas e Paraíba. O governo federal decretou estado de sitio e convocou os reservistas. Os governos do Norte, com exceção do Para, foram derrubados pela ação revolucionaria de Juarez
Távora.Minas, apos pequena resistência inicial, caiu sob o domínio dos revolucionários, enquanto tropas gaúchas avançavam para o norte, sob a liderança do tenente-coronel Gois Monteiro.
Washington Luís, apos breve resistência, aceitou sua deposição e foi exilado. Uma Junta Pacificadora, formada pelos Generais
Tasso Fragoso, Mena Barreto e o almirante Isaias de Noronha, assumiu o poder e o transmitiu aochefe politico do movimento,
Getúlio Vargas, em 3 de novembro de 1930.
O Congresso Nacional, as assembleias estaduais e as camarás municipais foram dissolvidos, sinal do autoritarismo que estava chegando. O pretexto: era preciso fazer uma “depuração” para limpar o pais dos políticos corruptos e velhacos que controlavam o poder. Mais uma vez a ideia de que só um governo forte iria transformar opais, modernizando-o.
Vargas baixou os primeiros atos revolucionários, sem enfrentar resistência da oposição.
O grande problema era, na verdade, a heterogeneidade dos grupos que apoiaram a
Revolução de 30. Certamente, haveria uma futura e dura disputa pelo poder.
Vargas procurou se colocar em posição equidistante entre os jovens “tenentes”, as oligarquias dissidentes e os velhos militares....
tracking img