Periodo regencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
De
História

Assunto: Período Regencial

1-Um rei menino
No século XIX, o pequeno D. Pedro II herda a coroa brasileira sendo que sua família se se afastou e ele ficou sob os cuidados de Bonifácio de Andrada. Sendo que o pequeno rei afastou e só assumiu na sua maior idade. Em 1840 o jovem com cerca de 15 anos seria considerado o único nome que poderia salvar a unidade do pais deviolentos conflitos regionais.
2-Centralização x Descentralização
O Brasil tendo uma nova situação politica abriu caminho para que houvesse exigências de que o poder não fosse, mas centralizado nas mãos do imperador e sim que todos tivessem seus direitos e deveres. Os deputados da assembleia geral aproveitaram a fragilidade e aprovaram praticas que possibilitava a ampliação de seus poderes.2.1-Foram criadas três correntes politicas:
Partido liberal moderado: era formado pelos latifundiários e escravos, queriam maior autonomia por assumir e comandar suas próprias províncias.
Partido liberal radical: era formado pela população livre e urbana, já eles queriam a descentralização e o federalismo.
Partido da restauração: composto por portugueses que viam do Brasil e de brasileiros que tinhamaltos cargos na administração publica, no exercito e no alto comercio, queriam a volta de D.Pedro I ao Brasil, pois com ele algumas de suas medidas já estavam aprovadas. Esse partido era liderado pelo irmão do tutor do pequeno rei.
3-O período do avanço liberal
Foi os primeiros anos do período regencial da assembleia que era dominada pelos liberais moderados (sendo que esses primeiros anos sãochamados de avanço liberal).
3.1-A regência provisória e permanente
No tempo em que a assembleia estava de férias os Deputados decidiram nomear a regência provisória que atuaria ate o mês de julho daquele ano, sendo que nesse meio tempo reuniram-se novamente agora para discutir os nomes da regência permanente, uma vez que a lei exigisse três pessoas a fim de evitar golpes políticos.
Em seguidaos deputados passariam a votar em alterar a constituição de 1824, descentralizando o poder, sendo que uma das primeiras questões foi a fragilidade do exercito brasileiro, com o objetivo de defender os latifundiários e escravos criou-se a Guarda Nacional inspirada nas milícias francesas .Para integrar essa guarda o individuo deveria possuir uma renda alta garantindo-se nas mais ricas e poderosasfamílias de cada localidade na sua formação(o chefe da guarda adotavam a patente de coronel),em pouco tempo ela se tornaria crucial na repressão dos movimentos políticos e sociais. O passo seguinte foi reduzir as possibilidades de ações contra os grandes proprietários sendo que a sua solução foi a criação do código de processo criminal em 1832 que dava autonomia aos municípios por meio de umcargo chamado Juiz de paz. Como o voto era censitário isso significava deixar o juiz sob o controle de tudo.
Por fim em agosto de 1834 foi aprovado o ato adicional que era uma emenda à constituição que consolidava a luta pela descentralização do poder defendida pelos liberais moderados esse ato alterava a regra para composição da regência que deixaria de ser regida por três pessoas e passaria a serexercida por apenas uma pessoa eleita por voto direto decidiu-se também que o poder moderador não seria exercido durante a regência bem como conselho de estado.
4-Liberdade, mas para poucos
Em 1835 foi realizada uma eleição para o cargo de regente o escolhido foi o padre Antônio Feijó. Esse período foi considerado um dos mais conturbados. O problema e que o ato adicional possibilitava a maiorparticipação politica por parte das elites regionais. O resultado foi a eclosão de varias manifestações politicas, algumas chegaram ate a se transformar em revoltas populares.
4.1-Revoltas regenciais

| Cabanagem | Malês | Sabinada | Balaiada | Farroupilha |
Local | Grão-Pará | Bahia | Bahia | Maranhão | Rio Grande do Sul e Santa Catarina |
Participantes | Comerciantes, população...
tracking img