Periculosidade insalubridade adicionais noturnos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PERICULOSIDADE,
INSALUBRIDADE,
ADICIONAIS NOTURNOS.

Alunos:


Periculosidade
São consideradas atividades perigosas aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem ocontato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado. Há regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho a esse respeito.
Os trabalhadores que desenvolvem essas atividadesou operações fazem jus ao pagamento do adicional de periculosidade, no valor de 30% (não há consenso quanto aos cálculos).
Exemplo claro de trabalho periculoso são os empregados que operam em bombade gasolina, conhecidos como frentistas. Há um nítido perigo, pela própria natureza do trabalho.

Insalubridade
Consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza,condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seusefeitos."
A atividade em condições insalubres proporciona ao obreiro o adicional de insalubridade, que incide sobre o salário base do empregado ou previsão mais benéfica em Convenção Coletiva deTrabalho.
O percentual equivale a:a) 40% para insalubridade de grau máximo; b) 20% para insalubridade de grau médio; c) e 10% para insalubridade de grau mínimo.

Diferenças entre Periculosidade eInsalubridade:

 Insalubridade:  Adicional devido para aquelas atividades onde os empregados estão expostos a agentes nocivos à saúde.
 Periculosidade: Adicional devido nas atividades onde os empregadosestão em contato contínuo com inflamáveis ou explosivos em circunstâncias de perigo aguçado.

Adicional Noturno

Se o trabalho é realizado a noite, em horário compreendido entre 22 horas de um dia e 5horas do dia seguinte, o servidor tem direito de receber uma compensação, tanto em horas como em salário, pelo seu trabalho.
Hora noturna: a hora normal tem a duração de 60 minutos e a hora...
tracking img