1) Sabemos que os polirribossomos podem ser livres no citoplasma ou associados ao reticulo endoplasmático, onde estão em intensa síntese proteica. No caso dos polirribossomos que ficam livres, qual será a funcionalidade das suas proteínas sintetizadas e por que podemos associa-los às células tumorais e embrionárias?
As proteínas sintetizadas nos polirribossomos associadosao reticulo endoplasmático( também chamado retículo endoplasmático rugoso – rer) são aquelas destinadas a permanecer no próprio retículo, serem transportadas para o complexo de golgi, formar lisossomos, compor membrana plasmática ou serem excretadas. Por outro lado, as proteínas sintetizadas pelos polirribossomos livres são para o prórpio crescimento do citoplasma e do núcleo das células- filhas,após cada ciclo mitótico, por isso, em célula de crescimento rápido, como tumorais e embrionárias, o citoplasma é repleto desses polirribossomos em intensa atividade. É o que possibilita o intenso crescimento do citoplasma e posterior divisão celular.
2) que aspectos morfológicos e fisiológicos podem diferenciar cromatina e cromossomo:
Cromatina (do grego croma, cor) designa toda porção donúcleo que se cora e é visível ao microscópio de luz. Ela encontra-se na forma de DNA complexado com proteínas especificas e possui organização dinâmica, pois se altera de acorodo com a fase do ciclo celular e com seu grau de atividade; porem, quando o ucleo encontra-se em divisão (meiose ou mitose), a cromatina esta altamente compactada, sendo entao chamada de cromossomo. De forma geral, cromatina ecromossomo apresentam a mesma estrutura em momentos distintos.
3) qual a função dos poros da membrana celular:
Em alguns pontos do envoltório nuclear, a fusão da membrana externa com a interna leva ao estabelecimento dos poros. Esses poros são preenchidos por agregados proteicos, os complexos de poros, que regulam o transito de macromoléculas entre o núcleo e o citoplasma. Esses transportes podemser ativos ou passivos.
4) quais são as classes gerais de RNA num organismo eucarioto e quais suas características estruturais:
O RNA ribossômico possuem quatro tamanhos diferentes. Estes interagem entre si e com proteínas para formar um ribossomo que constitui a maquinaria básica na qual a síntese a maquinaria básica na qual a síntese proteica ocorre.
O RNA de transferência possuem só umafaixa de tamanho; eles fucionam como moléculas adaptadoras que traduzem a informação armazenada na sequencia de nucleotídeos do RNAm para a sequencia de aminoácidos das proteínas.
O RNAm são a classe mais heterogênea de RNA encontrada nas células; eles são portadoras da info genética, definindo a sequencia de todas as proteínas na célula.
5) existem três tipos de polimerase, um para cada tipo deRNA. Quais são e qual a sua função:
RNA polimerase I; sintetiza os rRNAs
RNA polimerase II ; sintetiza o RNAm
RNA polimerase III: sintetiza os RNA pequenos, incluindo RNAt
6) como é o processo de transcrição:
A iniciação envolve a interação da RNA polimerase com o DNA de modo sitio-especifico, que são chamados de promotores. Acredita-se que um elemento da sequencia promova ligação incial da RNApolimerase e o outro elemento contenha geralmente muita adenina, timina. O coteudo aumentado de a-t contribui para a dissociação das duas fitas de DNA.
Uma vez que o RNA polimerase tenha se ligado ao promotor, começa o processo de alongamento, que pode ser muito rápido. Para o alongamento acontecer, o DNA de dupla fita deve ser continuamente desenrolado, de modo que a fita molde esteja acessívela RNA polimerase.
As três RNA polimerases atuam por diferentes mecanismos para tentar a transcrição. Por exemplo, a RNA polimerase I usa uma proteína especifica para terminar a transcrição dos rRNAs, enquanto a RNA polimerase II usa uma sequencia especifica de termino. Por outro lado, a RNA polimerase II é mais versátil, utilizando tanto sequencias como fatores proteicos para facilicar a...