Perguntas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questionario de bases
1) Sabemos que os polirribossomos podem ser livres no citoplasma ou associados ao reticulo endoplasmático, onde estão em intensa síntese proteica. No caso dos polirribossomos que ficam livres, qual será a funcionalidade das suas proteínas sintetizadas e por que podemos associa-los às células tumorais e embrionárias?
As proteínas sintetizadas nos polirribossomos associadosao reticulo endoplasmático( também chamado retículo endoplasmático rugoso – rer) são aquelas destinadas a permanecer no próprio retículo, serem transportadas para o complexo de golgi, formar lisossomos, compor membrana plasmática ou serem excretadas. Por outro lado, as proteínas sintetizadas pelos polirribossomos livres são para o prórpio crescimento do citoplasma e do núcleo das células- filhas,após cada ciclo mitótico, por isso, em célula de crescimento rápido, como tumorais e embrionárias, o citoplasma é repleto desses polirribossomos em intensa atividade. É o que possibilita o intenso crescimento do citoplasma e posterior divisão celular.
2) que aspectos morfológicos e fisiológicos podem diferenciar cromatina e cromossomo:
Cromatina (do grego croma, cor) designa toda porção donúcleo que se cora e é visível ao microscópio de luz. Ela encontra-se na forma de DNA complexado com proteínas especificas e possui organização dinâmica, pois se altera de acorodo com a fase do ciclo celular e com seu grau de atividade; porem, quando o ucleo encontra-se em divisão (meiose ou mitose), a cromatina esta altamente compactada, sendo entao chamada de cromossomo. De forma geral, cromatina ecromossomo apresentam a mesma estrutura em momentos distintos.
3) qual a função dos poros da membrana celular:
Em alguns pontos do envoltório nuclear, a fusão da membrana externa com a interna leva ao estabelecimento dos poros. Esses poros são preenchidos por agregados proteicos, os complexos de poros, que regulam o transito de macromoléculas entre o núcleo e o citoplasma. Esses transportes podemser ativos ou passivos.
4) quais são as classes gerais de RNA num organismo eucarioto e quais suas características estruturais:
O RNA ribossômico possuem quatro tamanhos diferentes. Estes interagem entre si e com proteínas para formar um ribossomo que constitui a maquinaria básica na qual a síntese a maquinaria básica na qual a síntese proteica ocorre.
O RNA de transferência possuem só umafaixa de tamanho; eles fucionam como moléculas adaptadoras que traduzem a informação armazenada na sequencia de nucleotídeos do RNAm para a sequencia de aminoácidos das proteínas.
O RNAm são a classe mais heterogênea de RNA encontrada nas células; eles são portadoras da info genética, definindo a sequencia de todas as proteínas na célula.
5) existem três tipos de polimerase, um para cada tipo deRNA. Quais são e qual a sua função:
RNA polimerase I; sintetiza os rRNAs
RNA polimerase II ; sintetiza o RNAm
RNA polimerase III: sintetiza os RNA pequenos, incluindo RNAt
6) como é o processo de transcrição:
A iniciação envolve a interação da RNA polimerase com o DNA de modo sitio-especifico, que são chamados de promotores. Acredita-se que um elemento da sequencia promova ligação incial da RNApolimerase e o outro elemento contenha geralmente muita adenina, timina. O coteudo aumentado de a-t contribui para a dissociação das duas fitas de DNA.
Uma vez que o RNA polimerase tenha se ligado ao promotor, começa o processo de alongamento, que pode ser muito rápido. Para o alongamento acontecer, o DNA de dupla fita deve ser continuamente desenrolado, de modo que a fita molde esteja acessívela RNA polimerase.
As três RNA polimerases atuam por diferentes mecanismos para tentar a transcrição. Por exemplo, a RNA polimerase I usa uma proteína especifica para terminar a transcrição dos rRNAs, enquanto a RNA polimerase II usa uma sequencia especifica de termino. Por outro lado, a RNA polimerase II é mais versátil, utilizando tanto sequencias como fatores proteicos para facilicar a...
tracking img