Perguntas e respostas sobre a vitamina C pelo método de Tillmans

1140 palavras 5 páginas
Determinação de Vitamina C com Iodato de Potássio.
1. Escreva sobre a vitamina C, sua importância e cuidados necessários durante seu processamento, armazenamento e análise.
A vitamina C, também denominada ácido ascórbico, é uma molécula utilizada na hidroxilação de diversas reações químicas celulares. Ela é hidrossolúvel, ou seja, o organismo utiliza a quantidade que necessita e elimina o excedente; possui coloração branca e é inodora. O ácido ascórbico é bastante solúvel em água e etanol absoluto, insolúvel nos solventes orgânicos comuns, como clorofórmio, benzeno e éter, tem sabor ácido com gosto semelhante ao suco de laranja. No estado sólido é relativamente estável. No entanto, quando em solução, é facilmente oxidado, em reação de equilíbrio ao ácido L – dehidroascórbico.
A oxidação basicamente envolve a adição de um átomo de oxigênio ou a remoção de um átomo de hidrogênio das moléculas que constituem os alimentos. A rancificação pode ocorrer por diversos caminhos como reações hidrolíticas, oxidação enzimática, fotoxidação e autoxidação. Recomendam-se, para melhor conservação da vitamina nos alimentos, o armazenamento em baixa temperatura, rápido pré-aquecimento (para destruir as enzimas oxidantes), além do mínimo contato com o oxigênio atmosférico. Segundo eles, a pasteurização, o cozimento, a desidratação e a evaporação destroem parcialmente a vitamina C, devido a sua alta solubilidade.
Vitaminas são compostos orgânicos, necessários em quantidades mínimas para promover o crescimento, manter a vida e a capacidade de reprodução. A ingestão diária de vitaminas necessária para garantir o funcionamento adequado do organismo é especificada como Dose Diária Recomendada (DDR).
2) Cite métodos analíticos utilizados na determinação da Vitamina C.
Os métodos analíticos oficiais para determinação de Vitamina C são com iodato de potássio e o método de Tillmans.
3) Escreva sobre o principio da determinação da Vitamina C com o iodato de potássio e pelo método de

Relacionados

  • Adolf lutz completoo
    233958 palavras | 936 páginas
  • V34suplemento
    343142 palavras | 1373 páginas