Perguntas e respostas sobre psicoterapia de grupo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Responder à pergunta:
• Qual a sua finalidade terapêutica?
Foram os sociólogos e depois os psicólogos que levaram em consideração a influência das relações interpessoais e dos papéis sociais sobrea personalidade dos indivíduos. Considera-se a consciência coletiva como elemento central que contém crenças e valores comuns ao grupo social. Ter uma parte da psicologia voltada para grupos éimportante, pois foca no desenvolvimento de uma pessoa que é influenciada ao mesmo tempo em que contribui para aquele grupo, tornando-se parte dele. Entende-se que a partir de uma análise grupal é possívelobservar certos fenômenos que não seriam percebidos em uma terapia individual, nota-se também a questão do apoio das pessoas em volta, tomando o princípio que em uma terapia de grupo estão concentradosindivíduos com algo em comum, o pensamento de que seu problema ou queixa não é incomum, e existem pessoas sofrendo por questões parecidas pode levar o paciente a desenvolver-se, aumenta suaauto-estima e principalmente se auto-conhece diante da fala do outro.

• Qual a sua metodologia utilizada?
Os métodos mais usados para desenvolver uma terapia em grupo são: desenvolver atividades deprevenção e inserção social de pessoas que vivem em situação de crise e sofrimento psíquico; promover a integração de pessoas e comunidades no resgate da dignidade e da cidadania, contribuindo para redução dosvários tipos de exclusão; promover encontros interpessoais e inter comunitários objetivando a revalorização de suas respectivas histórias, o resgate da identidade, restauração da auto-estima e daconfiança de si; e reforço do vínculo entre as pessoas, respeitando sempre o referencial cultural de cada um e as variadas possibilidades de alternativas e soluções.

• A que população se destina?
Apopulação que demanda esse espaço, em sua grande maioria, é de baixa renda, apresenta problemas de alcoolismo e com drogas, delinqüência e outros males sociais cada vez mais freqüentes na...
tracking img