Perguntas -plano de negocios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A etapa 6

Administração e Gestão falta os tópicos (Jéssyca e Luiz escolham um dos 2 para vocês e avisem por email para que o outro não faça o mesmo, esse tópico é referente ao da semana passada ainda, fizemos os outros em casa e durante a aula, falta o grupo revisar):


* Administração e gestão;

Nestaseção e em seus subtópicos, mostre como a empresa será administrada, por quem e como as decisões serão tomadas.

Como a empresa está ou será estruturada?

Qual a importância dos processos gerenciais para o sucesso do negócio proposto?

Não é necessário descrever detalhes da operação, exceto quando o modelo de gestão for diferenciado (traz alguma inovação gerencial) ou seu entendimento formuito importante para a avaliação do empreendimento proposto.

Por outro lado, se a empresa é nascente, é importante demonstrar que o documento apresenta não apenas uma idéia de produto/serviço, mas de um novo negócio e que já existe ao menos um rascunho de plano de ação para implementá-lo.



* Descrição legal e estruturasocietária

O tipo de negócio, serviço ou produto propostos necessitam de alguma licença especial, algum controle governamental ou ambiental?

Existe alguma legislação específica voltada para o negócio da empresa?

Qual é o regime jurídico escolhido pelos sócios? Qual é a razão desta escolha?

Se algum sócio desejar sair da empresa, está definida a regra de saída? Como será calculado ovalor da empresa? Há preferência para a compra de parte da empresa?

Se for uma empresa já consolidada, apresente seu organograma, setores e departamentos envolvidos no negócio proposto. Como estão estruturados e o número de funcionários ou colaboradores envolvidos.



Teoria para ajudar nesse tópico:

DescriçãoLegal e Estrutura Organizacional


O objetivo deste tópico é apresentar aspectos legais (constituição da empresa) e como a empresa é ou será organizada.

Essas informações tornam-se mais relevantes se a estrutura organizacional for complexa ou se houver uma configuração societária envolvendo sócios com diferentes níveis eformas de comprometimento com o negócio (sócios fundadores versus capitalistas de risco, por exemplo).


Descrição Legal

A descrição legal do negócio é a forma de constituição da empresa segundo as possibilidades previstas na legislação brasileira. Complementam esse tópico as licenças legais ou legislação específica queregulamentam seu funcionamento.

As maneiras mais comuns de constituição de empresas são:

* Empresa Individual: constituída por apenas uma pessoa, sendo a razão social o nome de seu proprietário, seu único responsável perante a comunidade;

* Sociedade Civil por cotas de responsabilidade limitada, conhecidacomo Ltda., é constituída entre sócios, cada qual respondendo civilmente até o limite do valor correspondente ao número de cotas que possui;

* Cooperativa ou Associação: constituída por cooperados, ou associados, sendo cada cooperado responsável pela sua cota patrimonial. Seu funcionamento assemelha-se a um clube, no qual a diretoria que representa a empresa éeleita entre os sócios ou associados por períodos determinados;

* Sociedade Anônima: conhecida como S.A., regida pela Lei 6.404, cuja propriedade e representatividade na diretoria depende do número de ações que o acionista possui. A S.A. pode ter ações negociadas em bolsas de valores, sendo conhecida como S.A. de capital aberto. A S.A. que não possui ações em...
tracking img