Guerra de canudos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Ínicio
Guerra de Canudos que ocorreu entre 1896 e 1897. Porém antes disto, em 1893 quando a cidade de Belo Monte (Canudos para os inimigos) teve sua "fundação", no interior do sertão, na Bahia. A cidade foi criada com a intenção de dar aos pobres que viviam no sertão condições melhores do que as que eles passavam, a fome e a seca eram os piores problemas para a população local. Antônio VicenteMendes Maciel, o "Conselheiro" teve uma grande participação, sendo definido com o líder da cidade de Canudos, ele acreditava que o fim estava próximo e que ele havia sido enviado por Deus para salvar as pessoas. Por Antônio Conselheiro ter sido católico e ter envolvimento profundo com os fatos, a Guerra de Canudos é reconhecido como um movimento messiânico.
A Construção
A cidade de Canudos foilevantada em 1893, perto do rio Vaza-Barris. Chamava-se Belo Monte, mas passou para a historia como Canudos, nome dado pelos inimigos, referindo-se aos bambus que ali cresciam, como canudos, e, ao mesmo tempo negando-lhe o carisma de seu verdadeiro nome. A situação na região, à época, era muito precária devido às secas, à fome, à pobreza e à violência social. Esse quadro, somado à elevadareligiosidade dos sertanejos, deflagrou uma série de distúrbios sociais, os quais, diante da incapacidade dos poderes constituídos em debelá-los, conduziram a um conflito de maiores proporções.

Conselheiro
Antônio Conselheiro foi descrito por Euclides da Cunha no livro Os Sertões, um estudo sobre a situação do povo nordestino na Guerra de Canudos. Euclides descreve Antônio Conselheiro da seguinteforma:
“E surgia na Bahia o anacoreta sombrio, cabelos crescidos até os ombros, barba inculta e longa. Face escaveirada, olhar fulgurante; monstruoso, dentro de um hábito azul de brim americano; abordoado ao clássico bastão, em que se apoia o passo dos peregrinos”.
Arraial
Depois de muito andar, Antônio Conselheiro decidiu parar no meio do sertão e formar sua própria cidade, juntando os maisnecessitados e junto com eles erguer uma cidade que não precisasse da ajuda do governo para se manter, já que Conselheiro era contra a Republica que acabava de se estabelecer. A cidade crescia rapidamente, todos os dias mais famílias chegavam para tentar a vida naquela cidade que era vista como uma esperança para muitos, já que o sertão havia sido esquecido pelo governo. Cada família que chegavaconstruía uma pequena casinha de taipa, é feita apenas de barro, galhos fortes de árvores, folhas de palmeira, e cipó. Todas as casas ficavam ao redor da praça, que alem das casas ainda ficavam a igreja velha e a igreja nova, que não foi terminada.

O exército que foi convocado para guerrear contra Canudos estimou em 25.000 a população, talvez até de uma forma exagerada para demonstrar que havia sidoum grande feito a vitória, esqueciam eles que a quantidade de soldados era diversas vezes maiores, porem se isso fosse verdade, Canudos seria a segunda maior cidade da Bahia, perdendo para Salvador. As batalhas que ocorriam entre a população de Canudos e o exército aconteciam na praça, perto da igreja nova, onde os sertanejos se escondiam para tentar o ataque, porem os inimigos usavam desde tirosde armar até canhões para destruir completamente tudo que viam pela frente. Euclides da Cunha descreveu no seu livro "Os Sertões", que as casas dos sertanejos eram "monstruosas", escrevia com antipatia, mas não percebeu que ali era um lugar de pessoas que não tinham muitas condições para viver com dignidade e viviam em casas para eles comuns.

O Caminho da Vitória
Para a quarta expedição foramchamados inicialmente 5000 homens vindos desde o Rio Grande do Sul até o Amazonas. A tropa foi dividida em 2 frentes, a primeira iria para Monte Santo como as anteriores e a segunda para Aracaju, essa comandada por Cláudio Savaget, buscava o elemento surpresa. Até o marechal Carlos Machado Bittencourt, ministro da guerra foi para dar apoio moral para a tropa.
A primeira frente foi surpreendida...
tracking img