Perguntas do livro de sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Perguntas do Livro de Sociologia

* Por que o Estado não aumenta o salário mínimo, garantindo à maior parte da população melhores condições de vida? Por que a riqueza gerada no país não setransforma em renda para a maioria da população?
Resposta: Na nossa opinião esse é um motivo para o Brasil não ir pra frente,o dinheiro é designado para quem tem o poder.Enquanto um vereador ganha 20 milpor mês , existe 20 mil crianças passando fome e morando nas ruas,no nosso salário mínimo não há aumento mais no salário deles sim.

1- No século XIX, a primeira luta dos trabalhadores foi pelaextinção do trabalho infantil. Procurava-se assegurar à criança os direitos de brincar,estudar,e não ser explorada no trabalho.Por que a exploração do trabalho infantil persiste até os dias de hoje?Será que a pobreza extrema obriga a criança a trabalhar ? Será que são os pais que a forçam a trabalhar, por aguda necessidade ?
Resposta: A exploração persiste pois é uma mão de obra barata,por nãoser legalizada e não ter intermediário de justiça.E muitas vezes essas crianças trabalham porque não tem escolhas elas são obrigadas muitas vezes pelos pais ou mesmo pela condição financeira dafamília.

2- O que você sugere para acabar com o trabalho infantil nas diferentes situações apontadas ?
Resposta: Projetos sociais para acompanhar essas crianças e suas famílias.Talvez até um projetoem que a criança ganhe uma ajuda financeira e que o governo tenha uma fiscalização mais rígida.

1- O trabalho escravo prevaleceu no Brasil por mais de 350 anos. Quais são as semelhanças ediferenças entre o trabalho escravos do Brasil colonial imperial e o trabalho escravo do Brasil de hoje?
Resposta: Os trabalhadores são mantidos em cativeiro pelo mecanismo da dívida eterna,isto é,eles sãoobrigados a comprar tudo de que necessitam nos barracões das fazendas,de tal modo que estão sempre devendo ao proprietário no final do mês,num processo cumulativo que acaba tornando impossível a...
tracking img