Perguntas de biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biologia.

1- O processo de formação de espermatozóides pode ser reconhecida por 4 períodos característicos: 
a) Período germinativo: Ocorrem sucessivas divisões originando as espermatogônias que são células germinativas masculinas (2N) . Cada espermatogônia dá origem, no final da espermatogênese, a quatro espermatozóides, todos (N). 
b) Periodo de crescimento: Cada espermatogônia seprocessa e recebe o nome de espermatócito I.
c) Periodo de Maturação: cada espermatócito I sofre meiose reducional e forma, a partir de cada espermatócito I, duas células (N) chamadas espermatócito II. Cada um deles origina 2 células, também (N), chamadas de espermatites. 
d) Período de diferenciação: Também, chamado de espermiogênese, ocorre a diferenciação das espermátides em espermatozóides, surgemos os espermatozoides

No interior de cada testículo existem dezenas de pequenos compartimentos chamados lóbulos testiculares; cada lóbulo abriga de um a quatro túbulos seminíferos onde os espermatozoides são produzidos. 
Uma vez formados nos túbulos seminíferos testiculares, os espermatozoides passam para o epidídimo, onde permanecem temporariamente armazenados. 
Do epidídimo, passampara o canal deferente, um tubo longo no qual são descarregados os líquidos seminal e prostático. 
O esperma ou sêmen é constituído por espermatozoides e pelo conjunto desses líquidos. Do canal deferente passam para o canal ejaculador e daí para o interior da uretra. 
Pênis – abriga em seu interior a uretra, canal por meio do qual o sêmen é projetado para fora do corpo masculino durante aejaculação. 
O esperma (ou sêmen) expelido na ejaculação é constituído de: 5% de espermatozóide 30 a 35% Líquido prostático 60 a 65% Líquido seminal, 2% Líquido bulbo-uretral.
Na ejaculação, em condições normais, um homem libera cerca de 300 milhões de espermatozóides no canal vaginal. Os gametas masculinos, então, penetram pelo colo uterino, atingem o útero e, finalmente, alcançam a tubauterina , onde encontram o óvulo, que é então fecundado. 

2- Nos homens, o testículo é o principal produtor de hormônio masculino (andrógeno), sob a forma de testosterona.
os testículos da criança permanecem inativos até que são estimulados entre 10 e 14 anos pelos hormônios gonadotróficos da glândula hipófise (pituitária)
O hipotálamo libera FATORES LIBERADORES DOS HORMÔNIOS GONADOTRÓFICOSque fazem a hipófise liberar FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante).
FSH à estimula a espermatogênese pelas células dos túbulos seminíferos.
LH à estimula a produção de testosterona pelas células intersticiais dos testículos à características sexuais secundárias, elevação do desejo sexual.
TESTOSTERONA
Efeito na Espermatogênese. A testosterona faz com que ostestículos cresçam. Ela deve estar presente, também, junto com o folículo estimulante, antes que a espermatogênese se complete.
Efeito nos caracteres sexuais masculinos. Depois que um feto começa a se desenvolver no útero materno, seus testículos começam a secretar testosterona, quando tem poucas semanas de vida apenas. Essa testosterona, então, auxilia o feto a desenvolver órgãos sexuaismasculinos e características secundárias masculinas. Isto é, acelera a formação do pênis, da bolsa escrotal, da próstata, das vesículas seminais, dos ductos deferentes e dos outros órgãos sexuais masculinos. Além disso, a testosterona faz com que os testículos desçam da cavidade abdominal para a bolsa escrotal; se a produção de testosterona pelo feto é insuficiente, os testículos não conseguem descer;permanecem na cavidade abdominal. A secreção da testosterona pelos testículos fetais é estimulada por um hormônio chamado gonadotrofina coriônica, formado na placenta durante a gravidez. Imediatamente após o nascimento da criança, a perda de conexão com a placenta remove esse feito estimulador, de modo que os testículos deixam de secretar testosterona. Em conseqüência, as características sexuais...
tracking img