Geociencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Discorra a importância do propósito da classificação.




Salienta-se que a classe de solo traz muitas informações a respeito do ambiente de desenvolvimento das plantas e também sobre os impedimentos à mecanização, erodibilidade, infiltração de água, etc e possibilita interações entre cada classe.

Se alem do nome central da classe, houver dados sobre o relevo e vegetaçãooriginal, o teor de informações aumenta muito.




2- Com relação aos solos zonais, caracterize:




Latossolo:




Os latatossolos de coloração vermelha, alaranjada ou amarela, muito profundos (mais de dois metros de profundidade) friáveis, bastante porosos, de textura variável, com argilas de baixa capacidade de troca de cátions e fortemente pequenas e os teores de óxidos de ferro ede alumínio são elevados. Os latossolos são considerados como sendo os solos cujos materiais são os mais decompostos. Eles forma-se em meios ambientes com intensa umidade e calor; daí serem encontrados nas regiões de clima úmido. Os Latossolos apresentam a maior representação geográfica no Brasil em relação aos demais tipos de solos. Em termos globais, estendem-se por cerca de 750 milhões dehectares, sendo que 300 milhões de hectares estão em território brasileiro. As argilas são predominantemente do tipo caulinita, cujas partículas são revestidas por óxidos de ferro, responsáveis pelas típicas cores avermelhadas.

A transição entre horizontes é gradual ou difusa e quase sempre a única diferença a notar no perfil é um escurecimento do horizonte A, ocasionado pelo acúmulo de húmusadvindo de uma intensa decomposição de restos vegetais. A textura ou granulometria é também uniforme, uma vez ser destituído do horizonte B. Neste horizonte, a estrutura é composta de agregados com formato arredondado e de tamanhos muito pequenos (0,5 a 3,0 mm), os quais são numerosos e acomodados de modo a deixarem uma grande quantidade de macroporos entre eles, o que proporciona uma altapermeabilidade à água, mesmo com elevados teores de argila.




Solos Podzólicos:



São de regiões florestais de clima úmido, com perfis bem desenvolvidos, profundidade mediana (1,5 e 2 metros), moderadamente ou bem intemperizados e, ao contrario dos latossolos, têm comumente diferenciação marcante entre os horizontes. São ricos em ferro e lima (de onde vem seu nome: pod: embaixo, zola:cinza). É formado sob úmidade, condições frias e ácidas, especialmente em áreas ricas em quartzo. O perfil do solo é designado pelos Horizontes (de cima para baixo, respectivamente): O (matéria orgânica), A (arável, rico em matéria orgânica), B (Elementos inorgânicos, predominantemente), C (Transição entre solo e crosta) até que chega na Rocha (ou Crosta).




Pozóis:



São solos que possuemuma acumulação de óxidos de ferro no horizonte B. Eles ocorrem em regiões de clima temperado ou frio, sob vegetação de pinheiro, onde se desenvolvem com textura arenosa. Da mesma forma que os Podzolicos, o Podzol possui um horizonte B de acumulação de produtos advindos do horizonte A. No Brasil, os solos podzóis são escassos, uma vez que se formam em condições de clima e vegetação raras em nossoterritório.




Pradaria:



Esses solos relativamente rasos, geralmente não ultrapassando um metro, não muito intemperizados e possuem como característica marcante um horizonte A1 escuro, espesso (mais de 30 cm), rico em matéria orgânica e cálcio. A Pradaria é caracterizada por uma abundância de primeira camada, horizonte 0, formado por matéria orgânica em decomposição. Na segundacamada, também de grande espessura, este material é misturado com partículas do solo. Na grande desenvolvimento destas duas camadas encontram-se as pradarias férteis.




Bruno não cálcico:




Esses solos moderadamente rasos, (50 cm a 1 m de profundidade), das regiões de transição entre florestas e campinas, que apresentam horizontes superficiais de coloração Bruna ( marrom), não muito...
tracking img